Exposição Arte² reúne composições artísticas em tamanho reduzido

Pintura, colagem, desenho, poesia e até bordado. Toda essa diversidade artística pode ser conferida na mostra Arte², que está em exposição no campus Santa Cruz da Unicentro. Todas as linguagens da arte poderiam ser inscritas na mostra e toda a comunidade pode participar. O único desafio foi colocar toda a criatividade em um pequeno quadrado. “Os participantes tinham que seguir unicamente a questão do 12 por 12 centímetros. Se a opcão fosse por emoldurar, ela poderia ter três centímetros. Mas a linguagem podia ser livre – fotografia, pintura, colagem, ilustração… Se seguisse esse padrão de tamanho estava dentro da exposição”, explica a professora Érica Gomes, diretora de Cultura da Unicentro.

Todos os trabalhos expostos tem a mesma dimensão 12x12 centímetros (Foto: Acioli Caldas)

Todos os trabalhos expostos tem a mesma dimensão 12×12 centímetros (Foto: Acioli Caldas)

Andressa Rodrigues é estagiária na Universidade e está participando da exposição com duas obras. Uma delas é uma colagem e a outra uma colagem mista, que mescla a pintura com diversas texturas para criar imagens. “Essa exposição foi interessante por isso, porque a linguagem era livre. Então, quem fotografa, quem ilustra, quem desenha, quem pinta, podia participar. É bem interessante para ter visibilidade, para ser participativo dentro da Universidade”.
As mostras artísticas que são realizadas durante todo o ano na Unicentro são uma maneira de dar espaço para artistas locais e também para integrar a comunidade à universidade. “O interesse é, realmente, abrir a Universidade ao público e a nossa ideia é ampliar mais essas ações. Então, ano que vem, a gente quer fazer de novo para ter mais procura e para a gente conhecer esses trabalhos dessa diversidade possível a partir de um pequeno tamanho”, afirma a professora Érica.
A mostra segue em exposição na Proec, que fica no campus Santa Cruz da Unicentro, e pode ser conferida até o dia vinte e oito de outubro, sexta-feira.