Estudantes têm até quinta-feira, 13, para se inscreverem para o Bracol

Daniel Alexander Reinosa Luna é colombiano. Ele chegou ao Brasil e à Guarapuava no último mês de agosto. Sua vinda foi possibilitada pelo Bracol, o Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia. Estudante do curso de Enfermagem, ele participa, durante a estadia na Unicentro, das aulas e atividades do terceiro ano da graduação e, também, como prevê o plano de estudos, faz de estágio supervisionado.

Daniel é estudante de Enfermagem e está na Unicentro pelo Bracol (Foto: Acioli Caldas)

E essa experiência nos hospitais, que mais tem chamado a atenção dele. “Temos questões de saúde que são diferentes. Lá temos outros processos, aqui temos outros processos. Então, o choque das culturas enquanto a saúde se muda. Eu posso trazer algumas ideias pra cá e posso levar algumas ideias pra lá. Eu acho que é muito enriquecedor a experiência na parte profissional e na parte acadêmica”, avalia Daniel.
A Unicentro participa do Bracol desde 2011, quando o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do qual faz parte, assinou um convênio de cooperação internacional com a Associação Colombiana de Universidades. O principal objetivo do Programa Brasil-Colômbia é promover uma experiência cultural para estudantes dos dois países. “Os estudantes têm contato com uma cultura diferente, uma língua diferente, e contato com uma realidade diferente também. Então, ele pode reelaborar o seu conhecimento a partir do contato com essas realidades”, afirma o chefe da Divisão de Programa Internacionais da Unicentro, Miguel Bacheladenski.

Por Skype, Lucyjane contou sobre a experiência de intercâmbio na Colômbia (Foto: Acioli Caldas)

E sempre que a Unicentro recebe um estudante colombiano, como o Daniel, tem direto a enviar um acadêmico para uma das universidades colombianas participantes do programa. Esse ano, a selecionada foi a aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Lucyjane Dominico Silva. Há dois meses, ela está na Universidade Católica de Manizales. Numa conversa via Skype, ela contou como está sendo a experiência possibilitada pelo intercâmbio”Aqui eu tenho mais provas e mais trabalhos porque a universidade tem quatro avaliações por semestre. Está sendo puxado, mas a cidade é muito bonita, as pessoas são muito alegres e convidativas. Então, está sendo muito bacana”, relatou.
Por ano, são dois editais de seleção do Bracol, um para o primeiro semestre e outro para o segundo. E a cada seleção, a vaga destinada a Unicentro é voltada para cursos diferentes, possibilitando assim oportunidades para diversas áreas. Para o primeiro semestre de 2017, essa vaga é destinada à alunos dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia.

A acadêmica de Publicidade e Propaganda está desde agosto na Colômbia, pelo Bracol (Foto: Acioli Caldas)

O estudante selecionado recebe auxílio financeiro para as despesas como moradia e alimentação. Além disso, antes da viagem, passam por um curso intensivo de língua espanhola para os brasileiros e portuguesa para os colombianos.
Os interessados em participar do Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia podem se inscrever pelo site da Unicentro. Mas atenção: as inscrições vão só até o dia 13 de outubro. O edital completo está disponível na página do ERI (Escritório de Relações Internacionais), no site da Unicentro.