Departamento de Medicina Veterinária é parceiro na realização de evento sobre Inspeções Sanitárias

A sanidade

Atualização sobre as normas de inspeção sanitária de alimentos de origem animal reuniu profissionais e estudantes de Medicina Veterinária

Atualizar os profissionais que atuam na área de processamento de produtos de origem animal. Esse foi um dos objetivos do VI Encontro Estadual das Inspeções Sanitárias e do III Encontro de Saúde Pública no Paraná. Os eventos foram promovidos pela Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária Núcleo Centro-Oeste. “A intenção é trazer responsáveis técnicos das indústrias, empresários, profissionais das vigilâncias sanitárias e falar sobre temas atuais discutidos entre esses profissionais, para que eles tenham condições de acesso a informações novas”, disse a presidente a Sociedade, Ana Lúcia Menon de Lima.
A Unicentro foi uma das parceiras na organização do encontro. A programação dos dois dias de evento contou com diversas palestras relacionadas ao tema como, por exemplo, controle de qualidade dos alimentos e saúde do trabalhador. A professora Kate Buzi, do Departamento de Medicina Veterinária da universidade, falou sobre a importância de discutir as questões sanitárias com os profissionais da área. “São assuntos bem atuais. Temos profissionais contando sobre a rotina do dia a dia, problemas cotidianos que, muitas vezes, não conseguimos passar dentro de uma sala de aula, dentro da disciplina de inspeção. Então, é bem importante trazermos para a comunidade, profissionais que trabalham com esse assunto para poder passar experiência para cada um que esteja no evento”, afirmou.
evento_sanidade1Mestranda em Ciências Veterinárias pela Unicentro, Sthefany dos Santos quis participar do encontro. Para ela, foi uma oportunidade de agregar conhecimento para sua formação. “Dentro das diversas áreas que a Veterinária tem, eu acredito que é importante a gente sempre se manter atualizado e a realização de um evento grande como esse é importante, justamente, para que os profissionais que atuam diretamente na área possam trazer novas informações a respeito desse campo”, destacou.
A presidente da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Menon de Lima, também ressaltou a importância da participação dos acadêmicos e professores. “A universidade sempre tem um papel fundamental por ser a formadora desses profissionais que vão atuar no campo depois. É um mercado de trabalho aberto, amplo, que está absorvendo mais profissionais que trabalham nessa área de alimentos e que podem estar recendo informações novas”.