Aldo Nelson Bona é eleito presidente da Abruem

Aldo Bona e Adélia Pinheiro, eleitos presidente e vice da Abruem gestão 2016-2018 (Foto: Cecom/UEG)

45 instituições de ensino superior fazem parte da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que, pela primeira vez, ver ter como presidente um reitor da Unicentro. Aldo Nelson Bona, atual vice-presidente da entidade, foi eleito para a gestão 2016-2018 em Assembleia durante o Fórum da Associação, realizado na última semana, no estado de Goiás.
Após a eleição, Aldo reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. “A associação tem se desenvolvido em termos de atuação nacional, em termos de representação política das demandas da educação superior, de modo particular das demandas da educação das instituições estaduais e municipais. Estamos estreitando e ampliando um leque de discussões na interface com a educação básica, buscando fazer com que a Abruem seja uma associação que discute, reflete e propõe ações para a educação como um todo no país. E, nesse sentido, nosso propósito é dar continuidade a este processo de articulação institucional, fundamentalmente, junto as instâncias políticas do governo federal, para que possamos ter o segmento das estaduais e municipais compreendido, cada vez mais, como parte de um sistema nacional de educação superior”.
A compreensão de que instituições de ensino superior federais, nacionais e municipais fazem parte de um mesmo conjunto tem sido a principal bandeira da Abruem, e Aldo pretende intensificar os debates que levem a essa compreensão também por parte do governo federal. “O governo federal precisa reconhecer a necessidade de investir nas instituições estaduais e municipais como uma forma de contra-partida ao esforço que estados e municípios vem fazendo para oferecer educação superior à população brasileira. Sendo essa uma obrigação constitucional da União, é importante que a União também colabore”, asseverou.
Entre os argumentos utilizados pela Abruem nesse processo de convencimento do governo federal está a representatividade das instituições estaduais e municipais no cenário da educação superior brasileira. Todos os anos, 45% dos graduados no país recebem o diploma através de uma universidade do sistema Abruem. Outro exemplo: 47% de todas as pesquisas desenvolvidas em universidades no nosso país são realizadas por professores das instituições estaduais e municipais. Além disso, é o sistema Abruem o responsável pela interiorização da educação superior no Brasil.
“Enfim, um sistema que é decisivo para que os objetivos nacionais definidos pelo Plano Nacional de Educação sejam cumpridos, sejam atingidos. Sem o sistema Abruem isso não se torna possível”, explicou Aldo. “Nós temos, então, trabalhado e vamos continuar trabalhando pelo reconhecimento deste realidade por parte do governo federal. O nosso compromisso maior é de continuidade desse esforço de discussão e de interlocução com o governo”
Outros pontos destacados por Aldo como prioritários para a nova gestão da Abruem, que tem inicio no mês de agosto, são a luta pela reversão nas mudanças do Pibid (Programa Institucional de Iniciação a Docência); o retorno no repasse de recursos para investimentos em infra-estrutura pelos programas de pós-graduação; e a implementação do Pnaext para as universidades que aderiram ao Sisu, como sistema de seleção.
“Estamos vivendo um cenário de extremas dificuldades, um cenário de mudanças políticas no país e, cada vez mais, em momentos como esse, se faz necessária a articulação, a discussão das entidades representativas. Então, nós entendemos que é papel da presidência da Abruem agir fortemente no campo político, no momento, para assegurar os espaços da educação pública superior estadual e municipal. Garantir que possamos, também, contribuir com a definição de políticas e de gestão da educação superior. É claro, também, que nos comprometemos com a firme luta e resistência contra os cortes que vem sendo programados e realizados em diversos programas extremamente relevantes para a educação superior e, particularmente, para as instituições estaduais e municipais”, declarou Bona.

Gestão Abruem 2016-2018

Presidente: Aldo Nelson Bona (Unicentro)

Vice-presidente: Adélia Pinheiro (Uesc)

Conselho Deliberativo: Fábio Costa (UEMS), Paulo Roberto Santos (UESB), Arisa da Luz (UERGS)