No campus Santa Cruz, Cine Unicentro é reinaugurado

Sessão lotada para a reinauguração do Cine Unicentro. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Um público composto por mais de duzentas pessoas lotou a sessão de reinauguração do Cine Unicentro, realizada na última sexta-feira, 29. O local, que estava fechado desde o ano passado, nesse ano, passou por obras de revitalização. Quase tudo foi reformado. O carpete deu lugar ao piso laminado, as poltronas antigas foram substituídas por novas, espaços foram reservados para cadeirantes e o projetor também foi trocado. “O mais importante é que fizemos um esforço interno com nossos funcionários e com o pessoal da equipe terceirizada. Eles pintaram o espaço e fizeram a parte elétrica. Hoje conseguimos entregar para a comunidade – tanto a interna, quanto para a sociedade externa – mais uma sala de cinema no município de Guarapuava”, explicou o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas.

Toda a reforma foi realizada com orçamento de R$ 100 mil. Com isso, a Unicentro volta a ser uma das únicas universidades paranaenses a contar com uma sala de cinema própria. “Para a universidade significa mais cultura, mais aprendizado, mais reconhecimento de toda a bela arte que é a cinematográfica”, afirmou o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, na cerimônia que marcou a reinauguração do Cine Unicentro.

A magia do cinema está de volta à Unicentro. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O espaço, que abriu as portas há mais de 10 anos, já funcionou como um cinema comercial e, nos últimos anos, vinha sendo usado apenas para atividades pedagógicas da universidade. Com essa reforma, o cinema voltará com uma programação cultural e será aberto a toda comunidade. “Eu acho que é um grande avanço e acredito que esse cinema vai ser usado para o crescimento dos alunos. O crescimento intelectual”, destacou a acadêmica de Administração, Helissa Gonçalves.

A reinauguração do Cine Unicentro foi marcada pela exibição do documentário “29”. O filme, de quase três horas, retrata o confronto entre servidores públicos do Paraná e policiais militares, em 29 de abril do ano passado, em Curitiba, durante a votação do projeto de lei para alterar o sistema de previdência do estado. “Naquele dia mesmo eu tomei a decisão de fazer um documentário. E como ficamos levando bomba lá durante, mais ou menos, duas horas e quarenta, o documentário tem exatamente esse tempo. Eu estou muito orgulhoso disso, claro. Espero que o pessoal aprecie a obra”, disse o diretor do documentário, Carlos Alberto Machado, que é professor do Departamento de Pedagogia da Unicentro. O grande número de espectadores excedeu a capacidade de lotação do cinema, por isso, duas sessões paralelas precisaram ser organizadas para que ninguém ficasse de fora da primeira exibição dessa nova fase do cinema.

Ato de reinauguração do Cine Unicentro. (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A partir de agora, o Cine Unicentro contará com uma programação mensal, gratuita e aberta a toda a comunidade. Os filmes serão exibidos todas as quintas-feiras e terão caráter cultural e alternativo. No último sábado de cada mês serão exibidos filmes infantis. “Para o mês de maio, a gente começa com dois documentários sobre a ditadura militar. São documentários importantes que falam desse nosso momento político e, por ser um cinema alternativo, ele também tem um diferencial: a gente faz debates depois dos filmes”, explicou o coordenador do projeto Cine Unicentro, Francismar Formentão, professor do Departamento de Comunicação.

Para o público, a retomada das exibições públicas pelo Cine Unicentro é motivo de alegria. “Fazia muito tempo que Guarapuava estava precisando de uma sala de cinema alternativa, que fugisse dos filmes do circuito comercial. Isso é maravilhoso”, avaliou o espectador Thiago Carneiro.