Calouros conhecem dia a dia da Unicentro em recepção no campus Santa Cruz
Bianca Cunha é de Guarapuava. Já Lorraine Adorno veio de Goiás. Elas se encontraram na Unicentro. Ambas são alunas do primeiro ano do curso de Pedagogia do campus Santa Cruz (em Guarapuava). Como elas, a Unicentro recebe todos os anos quase 2.200 alunos. São calouros dos cursos de graduação – licenciaturas e bacharelados – ofertados pela instituição em três campi universitários, quatro campi avançados e em uma extensão.
Muitos, igual a Lorraine, chegam à Unicentro com poucas informações sobre a universidade. “Eu não conhecia a Unicentro. Conheci agora”, contou a caloura de Pedagogia. É por esse motivo que a universidade realiza todos anos, logo no início do ano letivo, recepções aos calouros. Só no Santa Cruz foram três, uma em cada período, no dia 27 de abril.
“Quando o aluno chega à universidade ele encontra uma realidade nova, diferente da que ele estava acostumado no Ensino Médio. Não há mais uma relação tão próxima entre alunos e professores ou diretores. Ainda assim, nós queremos mostrar que estamos felizes por recebê-los. A recepção, então, é uma maneira de aconchegar de dizer para o aluno que ele é importante para nós, que a universidade só vive em função dos seus alunos”, explicou o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas.
Também participaram da recepção o reitor e o vice-reitor, professores Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza, os diretores dos setores de conhecimento lotados no Santa Cruz – professores Carlos Eduardo Schipanski e Adenilson José da Silva, diretor e vice-diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla), e João Francisco Morozini e Marcio Facini, diretor e vice-diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa), além de chefes e vice-chefes de departamentos pedagógicos.
Para o reitor, Aldo Nelson Bona, além de fazer com que os alunos se percebam como integrantes da comunidade universitária, as recepções possibilitam, ainda, mostrar as oportunidades que a Unicentro oferece a quem está chegando. “Nós acreditamos que o estudante que conhece as oportunidade que tem, passa a buscar e, desfrutando dessas possibilidades, tem uma formação diferenciada, pode sair da universidade com uma formação mais completa do que quem, simplesmente, vem, participa das aulas, faz as provas e vai embora”.
A caloura de Jornalismo, Giovana Gomes, foi uma das estudantes que participou da recepção da manhã no campus Santa Cruz. Ao final, ela estava animada e disposta a desfrutar ativamente da vida institucional. “Eu quero fazer tudo que essa faculdade me proporciona. Iniciação científica, estágios, monitorias, intercâmbio. Tudo o que eu posso fazer na universidade, eu quero”.
Confira mais imagens da recepção aos calouros do campus Santa Cruz no Flickr da Unicentro.