Em Irati, Cine PET Engenharias inicia atividades

Primeira sessão ocorreu no dia 27 de abril, no Auditório Denise Stoklos.

Os grupos PET (Programa de Educação Tutorial) mesclam em suas atividades ações de ensino, pesquisa e extensão. O PET Engenharias do campus Irati da Unicentro, para levar aos acadêmicos novas perspectivas, iniciou, na última quarta-feira (27), o projeto Cine PET com a exibição do filme “A Lei da Água: novo código florestal”, no Auditório Denise Stoklos.

Uma das coordenadoras do grupo, professora Daniele Ukan, do Departamento de Engenharia Florestal, explica que o projeto trará a exibição de filmes que possibilitam o debate e reflexão. “O Cine PET surgiu a partir da necessidade dos alunos de contar com uma roda cultural e com movimentos culturais dentro da universidade, com debates relacionados tanto à área das engenharias ou não, podendo abordar o aspecto histórico, econômico e político da situação do país. O projeto busca oferecer aos alunos informações que as vezes não são repassadas nas salas de aula”.

Após as sessões, debates complementam o projeto.

A proposta do projeto é que os encontros sejam realizados mensalmente. Daniele conta que após os filmes, serão realizados debates coordenados por ela e pelo professor Hilário Lewandowski, do Departamento de Engenharia Ambiental, e que terão a presença de docentes que atuam nas áreas relacionadas.

Sobre o filme “A Lei da Água: novo código florestal”, a professora explica que ele apresenta quais foram as atualizações e alterações que o código sofreu. “Ele também relata a importância da água na vida das pessoas e discute como a política pode influenciar diretamente na nossa qualidade de vida. Por vezes pensamos que a política está distante de nós, mas não, a política que foi votada lá no Senado, vai alterar a água que sai da nossa torneira. Então essa é uma reflexão da qual temos que participar, a política está diretamente ligada ao nosso cotidiano”, defende.

Qualquer pessoa interessada pode participar das sessões do Cine PET, inclusive a comunidade externa a Unicentro. A entrada é gratuita.