Unicentro apoia curso de língua polonesa

Cartaz do Curso de Polonês.

O Paraná é o estado brasileiro com maior número de descendentes eslavos. As regiões Centro-Sul e Centro-Oeste, área de abrangência da Unicentro, foram o destino de muitos poloneses nas décadas passadas. Pretendendo atingir esse público e oferecer o ensino de uma nova língua para a comunidade acadêmica, a universidade, através do Promul (Programa Multicultural de Línguas), está apoiando a realização de um curso da língua polonesa, que será ministrado na Paróquia Santa Cruz, pela professora Ludmila Pawlouski.

Ludmila é polonesa e, atualmente, mora em União da Vitória, onde é docente da Uniuvi (Centro Universitário de União da Vitória). Ela explica porque procurou o Promul para ofertar o curso de polonês: “O Brasil tem muitos descendentes poloneses. Principalmente para os descendentes, o governo da Polônia tem programas para estudantes. Eu acho que vale a pena aproveitar a oportunidade para ter uma chance de viajar para fora, conhecer o mundo, o continente europeu, aproveitar as raízes e a descendência”.

O curso, que iniciará em maio, tem duração de dois anos. São duas turmas e as aulas serão nas quartas-feiras. O limite mínimo de idade para quem se interessar pelo curso é de 12 anos. As inscrições podem ser feitas na sede do Promul, que fica no campus Santa Cruz. Informações pelo telefone (42) 3621-1367.