Oficinas Culturais da Unicentro estão com inscrições abertas

Aulas de dança são ofertadas pela Unicentro. (Foto: Arquivo Unicentro)

Prestar serviços para a comunidade é um dos principais papéis de uma universidade. Por isso, todo ano a Unicentro abre suas portas para que a população possa participar das oficinas culturais. Ao todo, são oito cursos: aulas de canto, técnica vocal, dança, piano, capoeira, teatro, violão e pintura em tela. “As oficinas culturais são realizadas durante a semana e são de entrada voluntária para todos os interessados das comunidades acadêmica e em geral”, explica a diretora de Cultura da Unicentro, professora Érica Dias Gomes.

Na maioria das oficinas não há restrição quanto a idade. Algumas, porém, como a de teatro, são dividas em duas turmas: uma infantil e outra adulta. Já a de técnica vocal é exclusividade dos adultos, mas as crianças, em contrapartida, podem fazer a oficina de musicalização, como explica a professora de ambas, Eliana Fialho.

As inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano, mas para alguns cursos o número de vagas é limitado. Os interessados devem procurar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Algumas oficinas são gratuitas e outras possuem a cobrança de taxa. “Gratuitas temos o Coral Unicanto que você, consequentemente, ganha a técnica vocal. As outras oficinas têm um custo mensal, que varia de R$ 30 a R$ 70 por mês”, explica Érica.

Aulas de capoeira fazem parte do rol de oficinas ofertadas pela Unicentro. (Foto: Arquivo Unicentro)

As Oficinas Culturais são mais uma maneira de aproximar a Unicentro da comunidade. De acordo com Érica, oferecer essa oportunidade à população é função da universidade, como fonte de cultura e aprendizado para a comunidade em geral. “A instituição não existe só para formar um núcleo fechado de conhecimento. Na verdade, é para disponibilizar esse conhecimento para a comunidade e para que ela saiba que tem esse espaço aqui. Uma das missões da universidade é fazer essa articulação entre as necessidades da comunidade e o que temos aqui para oferecer a essas pessoas”, conclui.