Unicentro discute as novas diretrizes curriculares para a formação de docentes

A professora Malvina Tânia Tuttman, integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), participou do 5º Fórum de Licenciaturas da Unicentro, no dia 29 de outubro, na Sala de Eventos do campus Santa Cruz, com webconferência para o campus de Irati. O objetivo do evento foi discutir a resolução que estabelece as diretrizes curriculares nacionais (DCNs) para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

A resolução CNE/CP n° 2/2015 define princípios, fundamentos, dinâmica formativa, procedimentos a serem contemplados nas políticas, gestão, programas e cursos de formação. A carga horária das licenciaturas foi elevada de 2.800h para 3.200h, igualando-se à carga horária mínima do curso de Pedagogia. Deverão prever em seus currículos conteúdos específicos da respectiva área de conhecimento ou interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias, bem como conteúdos relacionados aos fundamentos da educação, formação na área de políticas públicas e gestão da educação, seus fundamentos e metodologias, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

As DCNs disciplinam, também, a formação pedagógica para os graduados não licenciados que queiram ingressar no magistério da Educação Básica e a oferta de cursos de segunda licenciatura.

Professores que lecionam nas licenciaturas na Unicentro e fazem parte dos Núcleos Docentes Estruturantes, bem como alunos da graduação, participaram do evento na busca de esclarecimento de dúvidas.

A palestrante Malvina Tuttman é graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Educação pela PUC-Rio e doutora em Educação para Universidade Federal Fluminense. Iniciou sua carreira há 47 anos como professora do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro. Há 35 anos é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), instituição da qual foi foi diretora da Escola de Educação, pró-reitora de Extensão e reitora. Assumiu a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foi integrante da Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É representante do CEE/RJ no Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Possui ampla experiência na docência e na gestão acadêmia, desenvolvendo pesquisas, trabalhos de extensão e demais produções acadêmicas nas áreas de currículo, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas, planejamento e avaliação. Exerceu cargos de assessoramento, coordenação e direção junto a entidades representativas da educação básica e superior, nos âmbitos nacional e internacional.

No próximo dia 12 de novembro, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está aberta para discussão pública, será objeto de reunião com professores dos cursos de licenciatura da Unicentro. A ocasião contará com a participação, por webconferência, do professor Ítalo Modesto Dutra, que coordena no Ministério da Educação (MEC) a equipe de consultores e assessores incumbida de elaborar a BNCC e acompanhar as consultas públicas a seu respeito. A reunião também contará com a presença da professora Rosângela Bezerra de Melo, assistente da Superintendência de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR).