Professor da Unicentro confecciona materiais didáticos em madeira

foto-celso

Material “Encaixa? Encaixa.”, produzido por docente de Matemática da Unicentro.

Aprender matemática nem sempre é fácil, por isso, toda ajuda nas salas de aula é bem-vinda. Materiais didáticos, por exemplo, são recursos que podem tornar as aulas mais dinâmicas e compreensíveis. Foi pensando nisso que o professor Celso Wrege, do Departamento de Matemática da Unicentro, confeccionou artesanalmente três jogos matemáticos já conhecidos: o Tangran, o Ábaco de Inteiros e o quebra-cabeças ‘Encaixa? Encaixa’.

“Gostaria de deixar aqui na universidade algo que pudesse lembrar que estive por aqui. Então, imaginei os materiais didáticos, que sempre são necessários para o uso nas escolas, na prática de ensino, tanto para os alunos daqui, quanto para os alunos da rede pública”, conta Celso.

Os materiais integram o projeto “Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Matemática”. As peças foram produzidas em MDF e levaram dois anos até serem finalizadas. A quantidade de exemplares de cada jogo é suficiente para atender uma turma com 40 alunos. Hoje, as peças ficam no Lepem, o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática, mas logo devem ser levadas para as escolas, para que possam auxiliar no estágio supervisionado dos acadêmicos de Matemática e também contribuir com os acadêmicos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

De acordo com o “pibidiano” Geovane Conrado, os materiais didáticos são ferramentas importantes para as intervenções na escola. “Quem está na sala de aula consegue perceber a dificuldade de muitos alunos quando estão no começo. Então, com esse material palpável, eles conseguem sentir, pegar o material e conseguir absorver melhor o aprendizado”, afirma.

A produção efetiva dos materiais foi fruto da curiosidade do professor Celso em trabalhar com madeira. Ele ainda contou com a ajuda do filho, que construiu duas máquinas essenciais para a confecção das peças. A partir de agora, a intenção do professor é estabelecer novas parcerias, atendendo a projetos de outras áreas do conhecimento.