Acadêmicos da Unicentro são convidados para desafio Renault Experience

Membros do Instituto Renault explicaram o projeto para alunos da Unicentro.

Uma iniciativa do Instituto Renault está desafiando alunos e professores de graduação a criarem projetos alinhados ao tema educação para segurança no trânsito. Em sua 4º edição, o desafio Renault Experience premiará os projetos que apresentarem melhor desenvolvimento com o tema segurança nas áreas de comunicação, design, engenharia e negócios.

Nesta quinta feira (20), membros do Instituto Renault estiveram na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Pela manhã, estiveram no Auditório Francisco Contini, do campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava, para apresentar e convidar os acadêmicos da instituição a participarem do projeto. No período da tarde, foram recebidos no gabinete da Reitoria, onde debateram sobre a iniciativa.

De acordo com Silvia Barcik, gerente do Instituto Renault, alunos dos cursos que tiverem aproximação com as categorias da competição podem participar. Os interessados poderão fazer o trabalho de forma individual ou em dupla, auxiliados por um professor orientador.

“Na hora de montar o projeto, os participantes devem levar em consideração a sua viabilidade técnica, financeira e se ele atende critérios de sustentabilidade ambiental e social. Podem ser inscritos projetos livres, trabalhos de conclusão de curso e projetos de Iniciação Científica. O importante é que o aluno seja criativo, mostrando inovação, e que consiga trabalhar apresentando baixo capital”, explicou.

Para o coordenador do projeto na Unicentro, professor Márcio Fernandes, a oportunidade de participar de uma competição deste nível é importante para complementar a formação acadêmica.

“É uma chance de contato com uma empresa conhecida mundialmente, que proporcionará aos acadêmicos uma oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos na graduação para desenvolverem um projeto em uma temática importante, além de ser uma chance de conhecer e, possivelmente, começar a trilhar um caminho no mercado de trabalho”, destacou Fernandes.

Para participar do desafio, os acadêmicos devem se inscrever até 31 de outubro em uma das quatro categorias ofertadas no site da competição. Os projetos deverão ser entregues ao coordenador do programa na Unicentro até o dia 6 de novembro. Serão escolhidos três trabalhos por categoria, que concorrerão a nível nacional com os projetos de outras universidades. No dia 28 de novembro, o Instituto Renault divulgará três trabalhos finalistas, por categoria, de todo o país. A defesa dos projetos finalistas e a premiação dos vencedores ocorre em 11 de dezembro, na sede da Renault, em Curitiba.

O grupo vencedor do desafio ganhará uma viagem à Paris, na França, com tudo pago, além de terem a oportunidade de conhecer a sede francesa da Renault. O 2º colocado receberá R$ 5 mil para investir na formação profissional e a 3º colocação receberá R$ 2,5 mil. Além disso, os professores que orientaram o segundo e terceiro lugar ganharão um tablet cada.

.

Link para se inscrever: www.desafiorenaultexperience.com.br