Projeto avalia incentivo da indústria para a educação

Compreender se as indústrias incentivam a educação e como as políticas educacionais estão presentes no estado brasileiro são, alguns, dos objetivos do projeto intitulado Análise dos fundamentos teóricos, metodológicos e políticos das proposições da Federação das Indústrias do Paraná, Fiep, para educação e cidadania. Além desses aspectos, a pesquisa também quer entender como a relação entre estado, indústrias, burguesia e as politicas educacionais promovem a cidadania no Paraná.

O autor do projeto é o professor Alessandro de Melo do Departamento de Pedagogia, da Unicentro. “O projeto vai ser desenvolvido por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, especialmente dos projetos da Fiep chamados ‘ações institucionais’, quais sejam ‘cidade digital’, ‘cidades inovadores’, ‘Sifau’, ‘conselho paranaense de cidadania empresarial’, ‘nós podemos Paraná’, ‘observatório Sesi- Senai e Iel’, ‘rede de participação politica’, e as redes de desenvolvimento local”, afirmou Alessandro.

O projeto, aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), contará com alunos de graduação e com pesquisas já elaboradas em doutorado e por outros pesquisadores da área, além da parceria com a Unespar, de Campo Mourão e o Instituto Federal do Paraná. “Será realizada uma revisão de literatura sobre toda a produção relativa ao tema empresarial brasileiro e deste grupo com a educação, o estudo será realizado pela categorização dos conteúdos dos documentos da fiep relativos a educação e cidadania”, relatou o coordenador, que explicou que, para que o projeto funcione, irá contar com documentos da biblioteca da Fiep e com os sites do sistema Fiep, Sesi, Senai e Iel.

Para Alessandro, o projeto vai auxiliar na produção e nos estudos da pós-graduação em Educação, além de integrar a comunidade acadêmica para que se façam mais pesquisas nessa área, assim como fazer com que esses estudos críticos em educação sirvam como base para projetos paralelos e formação de professores.

“É uma base teórica para o desenvolvimento de uma prática educativa, verdadeiramente crítica. Então esse estudo, como outros estudos teóricos de politica educacional, soma na perspectiva de estudar a política educacional, estudar os atores que fazem política educacional, os atores que influenciam nessa política, para poder, a partir dessa base crítica, propor política educacional, verdadeiramente, voltada para a população”, concluiu Alessandro.