Clínica Escola de Medicina Veterinária oferece atendimento para castração

Castrar um cão ou um gato vai muito além da questão da reprodução. É também uma questão de saúde. A castração ajuda na prevenção de doenças testiculares, tumores de mama, infecções de útero e diversas outras doenças.

A Clínica Escola do curso de Medicina Veterinária da Unicentro, coordenada pela professora Liane Ziliotto, funciona desde 2008 e oferece esse procedimento para a comunidade. “A campanha de castração é um projeto de extensão. O objetivo inicial era o atendimento dos animais de rua do canil municipal. Agora nós não fazemos mais esse trabalho. Atualmente a clínica escola presta serviço fazendo castração dos animais da SPAG e também dos proprietários”.

Segundo a professora Liane, os procedimentos realizados na Clínica Escola são feitos por professores ou residentes. A participação dos acadêmicos do curso é feita através do auxílio dado por eles durante as cirurgias. “São os alunos da técnica cirúrgica que acompanham para aprender como são feitas as castrações. Eles auxiliam. Sempre é o professor ou o residente que faz os procedimentos e os alunos auxiliam o professor”.

O custo da castração depende de vários fatores. É levado em conta, por exemplo, o tamanho do animal, o sexo e a duração de cada procedimento. Antes da cirurgia, o animal passa uma avaliação pré-operatória e é nesse momento que os custos são passados para o proprietário. “Todos os procedimentos cirúrgicos, incluindo as castrações, têm custo. O preço é muito variável. Qualquer valor só é passado ao proprietário depois do primeiro atendimento”.

Como a castração é um procedimento que não requer urgência, as cirurgias são marcadas de acordo com a disponibilidade da clínica, já que a preferência é dada para casos mais graves, como conta a professora, “As castrações são eletivas, a gente da prioridade para os animais doentes, com fraturas, tumores, que passaram por algum traumatismo, atropelamento. Esses animais têm a nossa preferência de atendimento. A gente faz as castrações eletivas quando da pra encaixar na agenda”.

A Clínica Escola de Medicina Veterinária funciona no campus Cedeteg. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.