Reitoria e Escritório de Relações Internacionais realizam reunião com bolsistas do Santander Universidades

O processo de internacionalização ganhou espaço na universidade nos últimos anos, unindo o ensino, pesquisa e extensão, levando o que é produzido nesses pilares da educação superior para outras instituições e, ao mesmo tempo, trazendo experiências de outros lugares. Pensando em tratar da melhor forma possível a internacionalização, a Reitoria e o Escritório de Relações Internacionais da universidade realizou uma reunião na última sexta-feira (17), com os selecionados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander.

Os bolsistas permanecerão um semestre em países como Argentina, México e Portugal.

A reunião teve o objetivo de discutir os preparativos para o intercâmbio dos alunos, incluindo o transporte para o país em que foram selecionados, a regulamentação da documentação necessária para a viagem, estadia e o conteúdo das disciplinas que vão cursar nas universidades estrangeiras. O reitor da universidade, Aldo Nelson Bona, acredita que o aprendizado dos universitários fora do Brasil pode ir além do conhecimento acadêmico. “É muito mais do que o estudo de conteúdo, com o intercâmbio o aluno cresce culturalmente e pessoalmente porque não é só o conteúdo que forma a pessoa, mas também a vivência”, comentou.

Os bolsistas permanecerão um semestre nos países previstos: dois deles irão pra Portugal, dois para a Argentina e um para o México. Uma parte dos acadêmicos viaja já no começo de agosto e o restante em setembro. O acadêmico de Administração, Roberto Zastavny, já havia tentado a seleção para o programa no ano passado e não foi selecionado, porém não desistiu e dessa vez ele foi contemplado com a bolsa. “Essa oportunidade não veio por sorte, foi por mérito, pela luta diária. O meu objetivo não era tirar uma nota 10 numa disciplina, era tirar várias notas 10. Eu foquei no meu objetivo e deu certo”, contou.

Retornando do intercâmbio será organizado um seminário com os bolsistas para relatarem aos seus colegas as experiências que tiveram durante a estadia em outro país com o intuito de motivar os demais estudantes a pensarem na possibilidade de fazer intercâmbio.