Unicentro recebe doação de acervo da biblioteca pessoal de José Marques de Melo

Um dos principais nomes da pesquisa e do ensino em Comunicação no Brasil, o professor José Marques de Melo, doou parte do acervo de sua biblioteca pessoal para a Unicentro.

Criador da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), a principal e mais antiga entidade científica da área da comunicação no Brasil, José Marques de Melo é considerado o principal expoente na construção do campo comunicacional como ciência em solo nacional. Com dezenas de livros, coletâneas e artigos publicados, ao longo de sua carreira foi também um leitor voraz.

Agora, pensando na formação das futuras gerações de pesquisadores em comunicação, Marques de Melo decidiu doar seu acervo bibliográfico. Divididos em coleções, os livros foram doados à própria Intercom e instituições de ensino superior do país. “As coleções foram doadas para instituições de ensino superior de Santa Catarina, Alagoas, São Paulo, Pernambuco, do Piauí, da Paraíba, do Pará e aqui do Paraná. E uma das universidades contempladas foi a Unicentro”, explica a professora do Departamento de Comunicação da Unicentro e diretora científica adjunta da Intercom, Ariane Pereira.

Segundo a professora Ariane, em fevereiro desse ano, durante a reunião semestral da diretoria executiva da Intercom, realizada em São Paulo, o professor Marques de Melo contou sobre sua intenção de doar parte do seu acervo para a Unicentro. “Durante um dos intervalos da reunião, o professor Marques me chamou e perguntou se o grupo de Guarapuava teria interesse em receber a doação. No mesmo momento, entendendo a simbologia do ato que, na verdade, é um reconhecimento ao trabalho realizado por alguns professores nos últimos anos, eu disse que sim e, na sequência, com o apoio da reitoria, a coleção foi retirada na casa do professor, em São Paulo”.

O conjunto das obras doadas à Unicentro foi chamado, pelo próprio professor Marques de Melo, de Coleção Metodologia Científica em Comunicação. No total são 151 títulos, sendo que 31 deles são de edições de outros países. O acervo também conta com 22 livros de literatura e roteiros de produções audiovisuais, 25 periódicos, além de originais e cópias de textos do professor.

“Assim que os livros chegaram, nosso primeiro passo, até a pedido do professor Marques, foi a catalogação das obras. Feito isso, todos os livros estão sendo identificados como doados pelo professor, oriundos de sua biblioteca particular. Aí, eles serão encaminhados para a biblioteca do campus Santa Cruz e, depois dos procedimentos padrões, vão ser disponibilizados para toda a comunidade universitária. Afinal, esse foi um compromisso firmado junto ao professor Marques, que os livros fossem de livre acesso na universidade, para a formação das futuras gerações de pesquisadores”, finaliza Ariane.