Universitária FM participa de Encontro Setorial de Jornalismo

Assuntos como a cobertura jornalística em grandes eventos e projetos de capacitação e intercâmbio entre profissionais da rede pública de televisão e rádio foram os temas pautados no Encontro Setorial de Jornalismo das emissoras públicas de televisão e rádio, realizado no dia 11 de junho, em Brasília.

Entre as discussões a cerca do assunto, estão as coberturas de eventos a nível nacional, como o caso da Copa do Mundo, que nas duas últimas edições a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) esteve cobrindo os jogos, em parceria com redes de comunicação pública, como explica o diretor da rádio Universitária, Danny Jessé Nascimento, que participou do encontro. “O principal ponto do Encontro Setorial de Jornalismo é a consolidação da rede pública de rádio, uma ferramenta de trabalho muito usado com a comunicação pública, como nós sempre falamos, é muito importante a comunicação pública e estamos consolidando essa rede para que isso ocorra”.

Mesmo sem uma rede de rádios públicas efetivada, a participação da Rádio Universitária em transmissões coletivas já é tradição. “Estamos participando desde 2011 e acompanhamos o desenrolar de tudo o que está acontecendo. Até o final deste ano deve-se ter essa rede de rádios públicas funcionando, trabalhando coletivamente, fazendo transmissões coletivas, como foram as eleições no ano passado que fizemos duas entradas ao vivo para a EBC, contando como estavam as eleições aqui, e agora temos propostas de novas transmissões em conjunto, como carnaval, São João, eventos esportivos, a Copa do Mundo que aconteceu, Copa das Confederações e agora Copa América, na sequência as Olimpíadas e as Paraolimpíadas que vamos transmitir em conjunto”, explica Danny.

Danny relata que o caminho a ser tomado pelas emissoras integradas a uma rede de rádios públicas é o compartilhamento de materiais desenvolvidos em diversas regiões do país. “A tendência é de que a partir do momento que a rede seja consolidada comece a se desenvolver em conjunto com outras rádios de outros estados, em todos os estados da federação praticamente. Eles vão produzir matérias e colocar nesta rede. Vamos poder utilizar e, ao mesmo tempo, disponibilizar para eles também”.