Coordenador da Capes ministra palestra nos campi da Unicentro

O coordenador da Área de Ciências Agrárias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), Luiz Carlos Federizzi, esteve no campus Cedeteg da Unicentro nesta quarta-feira (27). O objetivo da visita foi ministrar uma palestra sobre os caminhos para alcançar a excelência na pós-graduação.

A palestra reuniu professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unicentro. Entre os assuntos, Federizzi abordou o contexto da pós-graduação no país e a estrutura e dinâmica de avaliação utilizada pela Capes. Essa avaliação é realizada periodicamente e estabelece o conceito de cada curso. De acordo com o coordenador, são levados em conta quatro aspectos: 30% da avaliação se referem ao corpo discente do curso, ou seja, os alunos. 20%, se referem aos professores, o corpo docente. 10% diz respeito a critérios adicionais e outros 40% se referem à produção intelectual. Na perspectiva do coordenador, o ponto mais importante da avaliação é o que diz respeito aos alunos. “Porque são os alunos que fazem a produção científica. Eles têm papel fundamental na pós-graduação e tem que se adonar desse conceito. A pós-graduação é ter uma formação fundamental para depois mudar o mundo”, afirma.

Na última avaliação divulgada pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia obteve o conceito 4. A partir de agora, a avaliação que era trienal, passará a ser quadrienal. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria, ressalta que essa conversa com o coordenador da Capes colabora para que os programas da instituição busquem conceitos cada vez melhores. “Ele vem nos falar das diretrizes dos processos de avaliação que o programa passa periodicamente dentro da Capes e do norteamento que a instituição tem que tomar para que seja cada vez mais atingida a qualidade do curso”, ressalta.

Nesta quinta-feira (28), Federizzi estará no campus de Irati ministrando a palestra.