Unicentro participa do 56º congresso da Abruem

Os reitores das universidades estaduais e municipais de todo o Brasil estão reunidos desde a última treça-feira (26), no Rio de Janeiro. A inovação é um dos maiores desafios do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito universitário. O congresso segue até amanhã (30).

De modo geral, as instituições de ensino superior brasileiras são cobradas a dar um salto quantitativo e qualitativo nas pesquisas de cunho cientifico e tecnológico. Por isso, os reitores das 45 universidades estaduais e municipais que compõem a Abruem, (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), se reúnem no 56º congresso da entidade para discutir “Ciência, tecnologia e inovação: desafios e perspectivas no contexto atual”. Segundo o reitor da Unicentro e vice-presidente da Abruem, Aldo Nelson Bona, o debate buscará alternativas para fazer com que a inovação criada na universidade se converta em produtos e benefícios que favoreçam a região que a instituição está inserida, tornando melhor a vida da comunidade. “A ideia é debater um pouco desse fosso, a razão da existência desse fosso entre produzir bem em termos de conhecimento, mas estar muito tímido em fazer com que esse conhecimento possa se tornar algo que reverta em favor da população, debater as razões disso e debater estratégias e alternativas para superação desses desafios”, ressalva.

Nessa edição, o professor Aldo atuará como mediador de uma mesa que debaterá a parceria entre a Abruem e a Intercom, (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). O objetivo das entidades é promover o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa na área da comunicação. A participação nesse e em outros debates reforça a participação da Unicentro em vários projetos. “Oportunidades sempre em tomar conhecimento de uma ação ou outra, projeto ou outro que cada instituição vem desenvolvendo e com isso também fazer crescer nosso processo de gestão interna sempre no sentido de buscar melhorar aquilo que fazemos”, explica o reitor da Unicentro.

Para a Unicentro, a participação na associação possibilita o estabelecimento de contatos, que, muitas vezes, resultam em parcerias e acordos. Além disso, a Abruem é responsável pela criação de um circulo de debates, tanto político como de inovações.