Seleção Brasileira de Futebol Americano faz treinamento no campus Irati

Entre os dias 18 e 20 de abril, a seleção realizou a última fase do treinamento para a Copa do Mundo da modalidade.

O campus Irati da Unicentro recebeu entre os dias 18 e 20, a Seleção Brasileira de Futebol Americano, que realizou a última fase do treinamento para a Copa do Mundo da modalidade. Ao todo, 65 atletas participaram da preparação que definirá a lista com os nomes dos 45 que irão disputar o Mundial. O apoio efetivo da Unicentro ao esporte se dá através do projeto de extensão “Iniciação e Treinamento Desportivo em Futebol Americano”, que está em sua segunda edição.

Para o técnico da Seleção, Danilo Müller, o espaço cedido pela Unicentro foi fundamental para o bom desenvolvimento dos treinamentos. “Para nós é perfeita esta estrutura pois tem o campo, lugares para fazer palestra, alimentação, hospedagem, então conseguimos ficar três dias aqui só pensando em futebol americano. E é um apoio fundamental, são poucas as universidades no Brasil que fazem isso”, ressaltou o técnico.

A relação da Unicentro com o esporte teve início com a implantação do projeto de extensão “Iniciação e Treinamento Desportivo em Futebol Americano”. Deste projeto, nasceu o time Unicentro Knights, através de uma parceria entre a universidade, Prefeitura de Irati e Associação Tigers de Futebol Americano. A equipe atualmente disputa pela segunda vez o campeonato Paranaense da categoria.
O coordenador do projeto de extensão, professor Paulo Machinski destacou que a presença da Seleção deve atrair novos interessados ao esporte. “Muito importante a presença da Seleção Brasileira de Futebol principalmente neste momento em que eles vão representar o Brasil no Mundial nos Estados Unidos e é aqui em Irati que eles escolheram para fazer a seletiva de quais dos atletas. Acredito que isso será muito importante tanto para nossa equipe Unicentro Knights, como para fortalecer nosso projeto de iniciação ao futebol americano”, disse o professor.

A vice-diretora do campus Irati, Maria Rita Kaminski Ledesma afirma que é uma honra para a Unicentro receber a Seleção Brasileira de Futebol Americano. “Isso se deve às boas condições que Irati e a Unicentro oferecem. Nós nesta etapa viabilizamos para eles o alojamento, o espaço para treinamento e também a questão da estrutura para alimentação”, complementou.

A passagem da Seleção por Irati deve mudar o panorama do esporte na região. De acordo com o presidente do Unicentro Knights, José Luis Okonoski, novos atletas já o procuraram com o interesse de integrar a equipe. Além disso, a pretensão é que o projeto de extensão de iniciação ao esporte seja levado até as escolas do município.

“O nosso projeto para esse ano é implantar a categoria de base do futebol americano nas escolas através do futebol flag, que é uma modalidade um pouquinho, que não necessita do equipamento de proteção porque não tem esse contato físico. Então por isso, é excelente para dar para as crianças o início da preparação até chegar ao futebol americano propriamente dito”, acrescentou Okonoski.

A Seleção, ou Brasil Onças como a equipe é apelidada, conquistou a vaga pela primeira vez para a Copa do Mundo da modalidade em janeiro deste ano, em um jogo classificatório contra o Panamá. O Mundial será entre os dias 8 e 18 de julho no país onde o esporte desperta maior paixão. Também estarão na disputa além do anfitrião Estados Unidos e do Brasil, França, Austrália, Coreia do Sul, México e Canadá.