Unicentro presente na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional

Nesta terça-feira (28), a diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, Margie Rauen, mediará a sessão sobre Reconhecimento de Créditos na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), com a participação de três palestrantes.

Na sessão, o professor da UFRGS, Sérgio Franco, abordará um sistema de reconhecimento de créditos centrado no aprendizado do aluno. O professor José Celso Freire Junior, presidente do Faubai e assessor internacional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), relatará a experiência de reconhecimento de créditos da Unesp. A experiência da UFMG será apresentada pelo pesquisador e professor de estudos linguísticos Fabio Alves da Silva Junior, que exerce a Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

A temática é prioritária para a internacionalização das universidades brasileiras, que ainda discutem e polemizam o aproveitamento de estudos realizados no exterior. A demanda intensificou, em todo o país, com os egressos do programa Ciência Sem Fronteiras, além de outros estudantes que realizam mobilidade internacional e desejam agregar aos seus históricos escolares o diferencial das disciplinas e/ou estágios em instituições estrangeiras.

Para a professora Margie, que integra a comissão de programação do Faubai, “é uma honra representar a Unicentro na Diretoria do ERI e mediar essa sessão no Faubai entre parceiros de diversos países, buscando soluções para garantir agilidade e eficiência na valorização de estudos realizados no exterior”.

Os estudantes de graduação da Unicentro já contam com a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) , de 6 de abril de 2015, que normatiza o aproveitamento, equivalência e validação de atividades acadêmicas em mobilidade internacional (disponível aqui).

Mais informações sobre a Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional, no site da Unesp.