Colégios de Guarapuava participam do projeto Tecendo Redes de Saberes Ambientais

Na última terça-feira (25), o projeto Tecendo Redes de Saberes Ambientais, que faz parte do Programa Novos Talentos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Profissional de Nível Superior (Capes), contou com a abertura da próxima etapa da ideia e apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas parceiras.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, o objetivo do evento foi apresentar os projetos escolhidos por cada escola parceira e que devem ser finalizados no próximo ano. “Nosso objetivo com este evento é ter o resultado parcial das primeiras atividades realizadas pelos colégios que fazem parte da ideia”, explica Marquiana, que também é coordenadora do projeto.

Esta edição, que segue até 2015, está sendo realizada em parceria com três escolas da educação básica de Guarapuava: Colégio Estadual Maria de Jesus Pacheco Guimarães, do distrito de Guará; Escola do Campo da Palmeirinha e Colégio Padre Chagas. Além disso, a iniciativa conta com participação de aproximadamente 30 professores das mais diferentes áreas do conhecimento, que recebem oficinas técnicas e teóricas para a execução dos projetos.

Neste projeto, os membros do Colégio Padre Chagas escolheram trabalhar com as águas, os do Maria de Jesus com patrimônio ambiental local, assim como o Colégio da Palmeirinha, que ainda desenvolveu trabalho em medicina tradicional.

De acordo com a professora Marquiana, o Tecendo Redes de Saberes Ambientais visa garantir aos professores uma formação continuada, além de contribuir com o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica de Guarapuava. “As atividades são voltadas à valorização do patrimônio ambiental por meio da iniciação à pesquisa e integram alunos e professores da universidade e das escolas. O trabalho resulta na produção de conhecimentos e materiais didáticos sobre o espaço local”, explica.