Unicentro 24 anos: comemorações pelo aniversário da instituição são nessa quinta

No último dia 13, a Unicentro completou 24 anos de sua criação, a partir da fusão de duas faculdades: a de Filosofia, Ciência e Letras de Guarapuava (Fafig) e a de Educação, Ciência e Letras de Irati (Fecli). Agora, nessa quinta (3), a universidade promove uma série de atividades em alusão à data.

A partir das 10h, no hall da Sala dos Conselhos, será inaugurada a revitalização da Galeria dos Dirigentes e dos Reitores da Unicentro, desde sua criação, em 1990. A inauguração atende a um desejo da reitoria de construção da memória institucional.

No mesmo sentido, na sequência, será lançada a campanha “Uma história feita de histórias”. Nela, os egressos da Unicentro, que por aqui passaram nesses 24 anos, são convidados a contar suas histórias e narrar como elas são, de certa maneira, influenciadas pela passagem na universidade, num processo de simbiose onde a história da instituição também é feita pela história de pessoas (acadêmicos, agentes universitários e professores).

Outro ponto da programação é o lançamento da revista Periódika, que vai circular duas vezes por ano, mostrando as ações de ensino, os projetos de pesquisas e as atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da Unicentro.

Por fim, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, assinarão um protocolo de intenções que visa marcar as tratativas para o repasse à Unicentro da responsabilidade pela gestão e conservação da praça Juscelino Kubistchek de Oliveira, situada em frente ao campus Santa Cruz. Para tanto, as partes firmarão um posterior acordo específico prevendo o que cabe a cada parte, o projeto de revitalização da praça e as responsabilidades na manutenção e utilização do espaço público em favor dos interesses da comunidade acadêmica e da comunidade externa.