Unicentro oferece dois novos cursos de graduação

Os novos cursos serão ministrados no campus Cedeteg.

Os novos cursos serão ministrados no campus Cedeteg. em Guarapuava.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste terá mais dois cursos de graduação a partir de 2015. Os novos cursos, aprovados na última reunião dos Conselhos Superiores da Unicentro, são decorrentes da transformação da licenciatura em Ciências Biológicas, que passa a ser oferecido também na modalidade bacharelado e da licenciatura em Matemática, que passa a oferecer também, o curso de Matemática Computacional.

De acordo com o diretor do campus Cedeteg, Juliano Vilela de Resende, os novos cursos não acarretarão despesas para a universidade, visto que utilizará as mesmas estruturas dos cursos já existentes. “De certa forma, estaremos oferecendo dois novos cursos no campus Cedeteg sem que haja a necessidade de contratação ou de custos significativos na transformação dessas novas modalidades”, destaca.

Para os departamentos de Ciências Biológicas e Matemática, essa transformação possibilita aos profissionais uma ampliação do mercado de trabalho. “Os formandos em matemática aplicada podem atuar como professores no ensino superior, em instituições financeiras, em empresas e industrias, porque eles vão trabalhar mais na resolução de problemas de grande porte, por isso a junção da matemática e da computação”, conta a professora do Departamento de Matemática, Luciene Leineker.

Na área de Ciências Biológicas, oferecer a modalidade bacharelado também possibilitará atender às demandas do mercado de trabalho, como ressalta Adriana Knob, docente do Departamento de Ciências Biológicas. “Nós vamos formar biólogos que serão bacharéis, possibilitando a ampliação da sua atuação no mercado de trabalho, esse profissionais poderão atuar em laboratórios, instituições de pesquisa e assinando laudos, até então, não é possível o licenciado realizar essas funções”, disse.

Para Juliano Vilela de Resende, a expectativa é que haja bastante procura e concorrência pelas vagas, o que significa novas possibilidades para a universidade. “Além de trazer o benefício pra sociedade de novas opções de trabalho, nós estamos possibilitando, em curto e médio prazo, cursos de pós-graduação strictu sensu. Também vale ressaltar a questão do impacto disso na sociedade, ao passo que estaremos oportunizando a mais pessoas na nossa sociedade, nossa região, nosso estado a ter um curso superior”, ressalta.

Essas novas modalidades já estarão disponíveis no próximo vestibular de inverno da Unicentro. o curso de Ciências Biológicas terá 30 vagas e será em período integral, enquanto o curso de Matemática Aplicada e Computacional ofertará 40 vagas e será somente no período matutino.