Futuro do subsídio alimentação será decidido na próxima semana

Os acadêmicos dos três campi da Unicentro, desde 2013, contam com um auxílio alimentação. Essa espécie de vale pode ser utilizada nos restaurantes dos campi Cedeteg e de Irati, que são terceirizados. Já os estudantes do Santa Cruz, que, não tem restaurante em funcionamento, podem utilizar o ticket em estabelecimento próximo ao campus. Porém, a continuidade do programa que, atualmente, atende 1.300 acadêmicos, está em risco.

O principal motivo que coloca em dúvida a manutenção do subsídio é o posicionamento do DCE (Diretório Central dos Acadêmicos) de Guarapuava, que engloba os campi Santa Cruz e Cedeteg. O diretório tem feito reiteradas manifestações de que é contra o programa e, agora, não indicou representantes para o Comitê Gestor do Programa Auxílio-Alimentação, conforme solicitação formal do presidente da comissão, Osmar Ambrósio de Souza.

Consultado sobre a decisão, o coordenador de secretaria do DCE de Guarapuava e acadêmico do curso de História, Pedro Ribeiro, afirmou que ela foi tomada porque a representação dos acadêmicos acredita que estando no grupo não pode exercer seu poder de crítica. Além disso, quando questionado se o DCE consultou os estudantes dos dois campi para tomar a decisão e se ela é compartilhada pela totalidade dos discentes, Pedro Ribeiro afirmou que “desde o momento que a diretoria é eleita, é porque os acadêmicos compactuam com suas ideias e com seus posicionamentos. Além disso, tivemos uma assembléia, no início desse ano, que reforçou nossas propostas. Tenho certeza de que essa decisão tem o apoio da maioria dos acadêmicos”.

O posicionamento do DCE de Guarapuava, para o professor Osmar, é um contrassenso, se for levada em consideração as atribuições dos membros do comitê, segundo a Portaria n. 1.215, da Reitoria da Unicentro. “O parágrafo segundo do artigo segundo afirma que o comitê deve propor ações adicionais, além daquela de propiciar o subsídio alimentação, no sentido de melhorar as condições de atendimento dos restaurantes terceirizados”, explicou.

Já a avaliação do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, é de que o programa é importante no sentido de que auxilia efetivamente os estudantes e, sobretudo, porque é uma conquista já que, até o ano passado, os acadêmicos não contavam com nenhuma espécie de subsídio. De todo modo, o reitor pondera que “se esse entendimento não é compartilhado pelos estudantes e se a posição do DCE representa a opinião da maioria dos acadêmicos, como afirma o representante do Diretório, o programa precisa ter sua continuidade avaliada”.

Desse modo, o futuro do programa é o principal assunto da pauta da reunião do Comitê Gestor do Programa de Auxílio-Alimentação, que será realizada na próxima segunda-feira, 23 de junho, às 10h, no campus de Irati. “A definição do local de realização da reunião foi tomada a partir do posicionamentos dos DCEs. Como só o de lá apoia o programa e indicou um representante, acreditamos ser justo que nos reunamos lá”, explica Osmar.