Representante da Unicentro integra conselho deliberativo da Faubai

Margarida Rauen é diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro.

A Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) elegeu um novo membro para integrar seu conselho deliberativo. Margarida Rauen, diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, é a nova representante das Universidades Estaduais e Municipais da Associação. Eleita na Assembleia Geral realizada em Joinville, Santa Catarina, no início de abril, Margarida cumprirá o mandato de dois anos como representante.

A Faubai atua no aperfeiçoamento das atividades de intercâmbio e da cooperação internacional como ferramenta para melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como da administração dos programas de mobilidade universitária das instituições filiadas. Com realização de fóruns anuais, a associação reúne diretores e coordenadores de relações internacionais de todas as Instituições de ensino superior brasileiras para discutir assuntos do interesse das políticas de internacionalização, bem como atualizar seus participantes acerca das oportunidades, parcerias e programas por meio dos integrantes de órgãos internacionais presentes nos encontros. A Unicentro integra a Faubai desde 2010.

De acordo com Margarida, o conselho deliberativo da Faubai, possui membros titulares e representantes de quatro segmentos principais. São elas: as universidades federais; as comunitárias; as estaduais e municipais, a qual Margarida representa; e as particulares. Além disso, um representante de cada região brasileira integra o conselho.

Sob estas condições, duas dimensões são trabalhadas, “primeiro a articulação com assessores das outras instituições brasileiras, de todos os segmentos, representando no meu caso, as estaduais e municipais. E uma segunda dimensão, a atribuição de participação das assembleias anuais, onde temos voz de voto, por esse segmento todo”, explica.

Para a Unicentro, a participação na Faubai é um diferencial ao Escritório de Relações Internacionais. “Estar inserida no fórum e poder proporcionar aos nossos alunos essas informações e oportunidades que são decorrentes da nossa participação. Não participar do fórum é como viver isoladamente, num movimento que fortalece a internacionalização”, declarou Margarida.