Unicentro atende comunidade através do Neddij

O núcleo, localizado no campus Santa Cruz, atua em prol da proteção e segurança da comunidade jovem.

Há cerca de oito anos, o campus Santa Cruz, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), conta com um programa apoiador e fortalecedor das ações da universidade voltadas à comunidade. Por iniciativa do governo do Paraná, todas as instituições estaduais receberam em seus campi o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), que atua em prol da proteção e segurança da comunidade jovem.

Em Guarapuava, o Neddij atende atualmente uma demanda bastante considerável da região, abrangendo além da própria cidade, os municípios de Foz do Jordão, Candói, Campinas Simão e Turvo. Demanda essa, que de acordo com o advogado do Núcleo da Unicentro, Alessandro Louro Xavier, é direcionada há uma parcela seleta da população, atendendo famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. “O público atendido pelo Neddij geralmente é um pessoal que não tem condição de contratar um advogado particular, então nós fazemos uma triagem num primeiro momento pra ver se essa pessoa ou essa família que será atendida pelo núcleo tem ou não condições de pagar um advogado particular. Constatando que eles não possuem condições de arcar com custos judiciais, honorários de advogados, nós fazemos o atendimento aqui no Neddij”, explicou.

Com um corpo de funcionários que abrange as áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, o núcleo procede de forma que envolva não só as questões jurídicas, mas também psicológicas dos jovens, uma vez que, de acordo com Alessandro, os principais casos que chegam ao Neddij referem-se a questões familiares. “Nós atendemos casos que envolvam crianças e adolescentes. Os principais são ações envolvendo pensão alimentícia, guarda, muitos casos de tutela e casos de adoção. Também atuamos com nomeações que são feitas pela vara da infância e da família aqui da comarca de Guarapuava em situação de destituição do poder familiar e até pouco tempo atuávamos em situações de adolescentes infratores, que agora com a vinda da defensoria pública pra Guarapuava deixamos de atender”, ressaltou.

Para o coordenador administrativo do Neddij, Luis Antônio Saporiti, o núcleo da Unicentro, que realiza em média 200 atendimentos por mês, tem contribuído positivamente para diversas mudanças ligadas a área jurídica e também social. “A comunidade está se valendo muito dos nossos atendimentos. Temos uma contingência populacional muito grande, atuando junto com os conselhos tutelares dos municípios envolvidos no nosso núcleo. Eles nos trazem os casos, marcam datas para atendimento de um grande número de pessoas e todas são atendidas aqui. Quando a pessoa vem para ser atendida no Neddij sai com os procedimentos encaminhados. Então não existe mais demora no atendimento. Frisamos também que, sendo a importância crianças e adolescentes de pessoas carentes financeiramente, nós tentamos dar o melhor atendimento possível a elas, deixando-as mais confortáveis e mais confiantes no trabalho da Unicentro”, enfatizou.