Na Sérvia, professoras da Unicentro ministram oficinas sobre a língua portuguesa

O seminário e as oficinas foram realizadas na Universidade de Belgrado.

No fim de abril, duas docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste integraram um grupo de brasileiros que participou do Seminário Línguas de Fronteira e Diversidade Linguística, na Universidade de Belgrado, na Sérvia. A ida de Adriana Vaz da Costa e Luciane Fracasse, do Departamento de Letras, deu prosseguimento a um plano de ações institucionais voltadas a pesquisa e ao ensino de Português como Língua Estrangeira em nossa universidade.

Na Universidade de Belgrado, as professoras da Unicentro aplicaram oficinas para trabalhar as duas linhas estabelecidas. “Trabalhamos duas oficinas, para grupos que estavam em nível de língua diferentes. Primeiro trabalhamos com as propagandas que circulam no espaço brasileiro, pegando alguns aspectos de polissemia (palavra que reune vários significados) e mostramos esse conceito linguístico não só como aspecto da língua, mas como possibilidade de pesquisa, por que a proposta era incentivá-los a pesquisa também, em língua portuguesa”, explicou Adriana.

Além das oficinas, durante os oito dias que passaram em Belgrado, as professoras deram sequência a alguns planos em comum entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Universidade de Belgrado, como parcerias institucionais e programas voltados a implantação da língua. “Nós já encaminhamos um documento para firmar atividades em conjunto e notamos que eles anseiam por parcerias, se mostraram bastante necessitados de convênios, tanto para trazer estudantes para cá, como para professoras se deslocarem até lá para trabalhar o português. Como essa língua ainda não oferece o diploma de licenciatura na Sérvia, eles futuramente, tem como propósito implementar o curso de língua portuguesa. Eles têm interesse em saber sobre a literatura, sobre a cultura brasileira o que é muito interessante”, destacou.

Além da participação em congressos, seminários e encontros da língua, a Unicentro tem atendido demandas locais voltadas ao ensino da língua portuguesa. O curso introdutório de Português aos integrantes do programa federal Mais Médicos, já realizado, e as aulas de português instrumental aos mestrandos estrangeiros da Unicentro, que devem iniciar ainda neste mês, reforçam o estudo e a implantação de cursos do nosso idioma como estrangeiro na instituição.