Palestrantes da Unesp apresentam soluções para acessibilidade na EaD

O colóquio “Acessibilidade e inclusão digital na Ead”, realizado esta semana, trouxe para a Unicentro pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No evento, os palestrantes trataram sobre o tema da tecnologia assistiva e apresentaram as diversas frentes que a universidade paulista vem trabalhando para tornar os materiais dos cursos a distância mais acessíveis.

Os pesquisadores mostraram para a equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead/Unicentro) diversas soluções de acessibilidade para o ambiente virtual de aprendizagem, os materiais didáticos, produção de audiodescrição e materiais audiovisuais acessíveis. A Unesp, junto com a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma das principais instituições com pesquisas neste tipo de tecnologia.

Para a coordenadora do Nead/Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, o evento foi fundamental para o trabalho futuro do núcleo. “O segundo semestre para nós será um tempo de planejamento. Precisamos redefinir funções e contratar mais pessoas que possam trabalhar conosco”, disse.

Cicera Lima Malheiro, responsável pelo design educacional na Unesp, frisou a importância de incluir a acessibilidade desde o início do processo de produção de um material. “É preciso pensar em materiais que sejam acessíveis para todos, não fazer algo sem planejamento e tentar adaptar depois”, afirmou.