Projeto Lixo Eletrônico entrega novas máquinas

O projeto de extensão “Lixo Eletrônico”, do Departamento de Ciências da Computação, está em sua segunda edição e tem como objetivo dar um destino correto aos equipamentos eletrônicos descartados. A iniciativa conta com cinco integrantes, entre acadêmicos, professores e servidores da área de tecnologia da informação da Unicentro.

As professoras Angelita Maria de Ré e Evanise Araújo Caldas, coordenadoras do projeto, contam que todo o material recebido é transformado em peças reutilizáveis, que levam de três a quatro meses para ficarem prontas para o uso. “Nós recebemos o material, os alunos fazem uma triagem, separam as peças que podem ser reutilizadas, fazem a instalação de softwares e então doamos as novas máquinas. A preferência é doar para instituições sociais, que dão retorno a comunidade carente que não tem acesso à informática”, ressalta Angelita.

O projeto recolhe computadores e impressoras que podem ser reutilizados. Esses equipamentos vêm da comunidade acadêmica e dos departamentos da Unicentro. “Na primeira edição do projeto nós recebemos materiais doados pela comunidade em geral. Foram muitas doações, o que demandava um espaço de armazenagem muito grande. Por isso, restringimos essa segunda edição. Agora, coletamos somente os equipamentos da Unicentro, de professores e alunos”, conta Evanise.

Desde o início do projeto, diversas instituições sociais já foram favorecidas. A Paróquia Santana foi a última beneficiada, recebendo a doação de nove computadores e uma impressora. “Todos os equipamentos foram entregues já instalados. Agora com os equipamentos, a paróquia firmou um convênio com uma instituição e vai oferecer cursos de informática para a comunidade”, conta Angelita. Ela ressalta, ainda, que o projeto Lixo Eletrônico se dedica exclusivamente à reutilização, montagem e doação dos equipamentos. “Depois de as máquinas entregues, existe o contato com as instituições sempre que precisa repor alguma peça ou quando há a necessidade de manutenção dos equipamentos”.

Para os alunos, a participação no projeto possibilita que coloquem em prática o conhecimento adquirido durante o curso, além de estimular a conscientização ambiental, como ressalta Evanise. “O projeto é importante, principalmente, porque possibilita a integração e o conhecimento dos alunos em relação ao uso de equipamentos, para que não sejam futuramente lançados no ambiente, causando danos. Além disso, estimula a sociabilidade, a medida em que coloca os alunos mais próximos aos projetos sociais” finaliza.