Bom Negócio Paraná segue com ações na Unicentro

O Bom Negócio Paraná é uma das linhas de trabalho do Universidade Sem Fronteiras (USF) do Governo do Estado do Paraná.

O programa é uma das linhas de trabalho do Universidade Sem Fronteiras (USF) do Governo do Estado do Paraná.

Uma ação desenvolvida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, em parceria com a Fomento Paraná e executada pelas instituições paranaenses por meio do programa Universidade Sem Fronteiras, este é o Bom Negócio Paraná. Na Unicentro, as atividades do programa, que iniciaram há cerca de dois anos, buscam contribuir para o desenvolvimento local, econômico e social, com geração de emprego e renda por meio da capacitação profissional.

Em todo o estado, 11 núcleos foram organizados, sendo que dois deles integram a Unicentro: em Guarapuava e Irati. As atividades são coordenadas por Jeferson Lozeckyi, professor da universidade, que atende a demanda de toda a região, buscando aprimorar a base empreendedora por meio de cursos. “A ideia é trabalhar com os microempresários, empresários informais ou mesmo os empreendedores. Aquela pessoa que tem um negócio ou que quer montar um, muitas vezes tem a ideia, tem vontade e não tem preparo. Nós então ministramos cursos visando capacitá-los em algumas áreas da gestão”, explicou.

Desde sua implantação, o programa Bom Negócio Paraná já formou quinze turmas na região, oferecendo novas estratégias, orientações e oportunidades aos empreendedores. Atendendo a diversos municípios da região, uma demanda consolidada tem incitado a abertura de diversas turmas, como em Turvo, Pitanga e Chopinzinho. De acordo com Jeferson, a forte aceitação e procura pelo programa é resultado de uma classe que busca aperfeiçoamento e de uma metodologia prática e direta aos empreendedores, que contam com consultorias e atividades práticas no curso. ”O programa teve uma aceitação muito boa e os resultados são muito bons. Temos cerca de 180 pessoas formadas e certificadas. Mais do que isso, temos percebido uma mudança de postura em quem participa do curso. Além disso, quem integra o programa concorre a linha de crédito mais baratas junto a Fomento Paraná. Tendo certificado, ele vai lá buscar um financiamento, tem os requisitos para atingir, mas ele vai ter taxas bem reduzidas em relação a quem não tem o curso. Isso ajuda bastante”, enfatizou.

Os interessados em participar devem se dirigir as prefeituras de seus municípios e solicitar a implantação do Programa. Com uma demanda pertinente, as atividades do Bom Negócio Paraná serão iniciadas.