Unicentro discute expansão para São Mateus do Sul

O reitor, Aldo Nelson Bona, em conversa com o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur.

Representantes da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul visitaram o campus de Irati da Unicentro, na última segunda-feira (5). O objetivo do encontro foi formalizar a solicitação de instalação de uma extensão da universidade no município.

Segundo o prefeito, Clóvis Ledur, diariamente, mais de 800 alunos deixam a cidade para buscar cursos de graduação. “Nós precisamos expandir a oferta de cursos superiores em São Mateus e por isto estamos buscando universidades para suprir a nossa demanda. Além disso, necessitamos de qualidade no ensino e a Unicentro pode nos oferecer isso”, destaca Ledur.

Contudo, expansão universitária na região de São Mateus necessita ser estudada pela comunidade acadêmica. Como explica o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a viabilidade depende de vários fatores. “Não basta apenas a Unicentro e o município terem interesse. Para que seja possível a instalação precisamos de recursos financeiros estaduais, principalmente para a contratação de professores”, disse.

Na visão de Bona, a democratização da educação superior no Brasil é uma das funções das universidades públicas no Brasil e, para a Unicentro, em particular, ter uma extensão em São Mateus seria muito positiva estrategicamente. “O município está localizado numa região muito importante estrategicamente no Estado do Paraná, e ainda tem um polo importante de atuação da Petrobrás e nós, da Unicentro, podemos discutir a oferta de cursos aproximando isso e, inclusive trazendo parceria entre o município e a empresa”, comenta.

Agora, a negociação da instalação será levada para a comunidade acadêmica da Universidade. “Temos a necessidade de discutir isso internamente e, só depois disso, podemos dar um retorno para o município. Não queremos vender ilusões e já deixamos claro que o processo é lento e que precisa ser muito estudado”, finalizou Bona.