Professora da Universidade de Paris ministra conferência na Unicentro

Françoise Docquiert falou sobre como a cultura ajudou no desenvolvimento da cidades francesas.

Na última segunda-feira (5), no Auditório do PDE do Campus de Irati da Unicentro, mais de 150 pessoas participaram da Conferência “A organização dos diferentes cenários culturais da França atual”, ministrada pela professora da Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne, Françoise Docquiert. O objetivo da conferência foi promover um debate sobre como o Ministério da Cultura, o Teatro, o Cinema e o Patrimônio auxiliam no desenvolvimento e na geração de renda em cidades francesas.

Segundo Françoise, a cultura globalizada do mundo permite que todos conheçam as particularidades culturais de cada região, contudo, apenas alguns países aproveitam as oportunidades que a promoção da cultura pode gerar. De acordo com a professora, existem regiões na França onde a economia é baseada nos festivais culturais.

O professor Edson Santos Silva, que acompanha Françoise no Brasil, explica também que a presença dela em Irati e em Guarapuava ajuda a reafirmar a importância de investir financeiramente no teatro, dança, música, fotografia e cinema, por exemplo. “É uma presença para sacudir nosso comodismo, e dizer que nós podemos, por meio da cultura, fazer esse movimento de melhorar o humano e o financeiro”, comenta.

Nesta terça-feira (6), a professora foi recebida pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, na reitoria da Unicentro, em Guarapuava. Às 14 horas, Fraçoise ministrou a conferência na Sala de Eventos do campus Santa Cruz.

DSC_0217 DSC_0226 DSC_4118 DSC_4176