Indicador de qualidade do MEC avalia Unicentro com conceito 4

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (06/12) a listagem dos indicadores de qualidade da educação superior 2012, por meio do Índice Geral dos Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) obteve conceito 4.

O conceito, que varia de 1 a 5, é um indicador de qualidade das instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação, medida pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), e de pós-graduação (mestrado e doutorado), indicado pela nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Angelo Marafon, da Diretoria de Avaliação da Unicentro, explicou que o CPC, por sua vez, é composto por sete indicadores dos cursos de graduação, que são os insumos. “Dividindo os métodos de avaliação em indicadores institucionais e de curso, a Unicentro conquistou resultados expressivos”, disse.

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o CPC revela importantes números, que devem seguir de base para o desenvolvimento da instituição. “No IGC de 2012 (que foi divulgado hoje), a Unicentro alcançou 3.32 pontos no CPC contínuo, sendo assim, obteve o conceito 4 na avaliação. No ano de 2011, por exemplo, o CPC contínuo foi 3.03, assim, observa-se a evolução da Universidade por meio da avaliação. Devemos, agora, analisar quais são nossos ponto frágeis para que possamos melhorar ainda mais”, avaliou.

Já nos indicadores de curso, 17 graduações foram avaliadas oscilando com conceitos entre 3 e 5 pontos. Obtiveram a nota máxima (5) os cursos de Publicidade e Propaganda (Guarapuava), Administração (Guarapuava e Irati), Ciências Contábeis (Irati e Prudentópolis) e Secretariado Executivo (Guarapuava).

Alcançaram o conceito 4, as graduações em Jornalismo (Guarapuava), Administração (Pitanga), Ciências Contábeis (Guarapuava), Ciências Econômicas (Guarapuava), Psicologia (Irati) e Turismo (Irati). Já com nota 3, A Unicentro teve apenas o curso de Ciências Contábeis, Campus de Chopinzinho.

Os cursos que não tinham alunos concluintes e/ou ingressantes são definidos como SC (sem conceito).