Aluno da Unicentro ganha Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Na foto, o estudante Leonardo Andreoni, da Unicentro, recebe prêmio do vice-governador  Flávio Arns

Na foto, o estudante Leonardo Andreoni recebe prêmio do vice-governador Flávio Arns.

Nesta segunda-feira (11), o Governo do Estado anunciou, em cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os vencedores do 26º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.

A premiação, realizada anualmente pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), visa o reconhecimento e estímulo a pesquisadores e inventores do Paraná.

Entre os ganhadores, destaque para Leonardo Fonseca da Silveira Andreoni, do curso de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), vencedor na categoria para estudantes do curso de graduação. O aluno é orientado por Fabio Melquiades, professor do Departamento de Física da Unicentro.

Neste ano, a secretaria premiou três categorias: profissional (um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista); estudante de curso de graduação; e inventor independente, todos radicados do Paraná e ligados às áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciência da Saúde.

Participaram do evento o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, além de reitores das universidades estaduais. O assessor da reitoria, Vitor Hugo Zanetti, compareceu ao evento representando o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

“Esta solenidade marca uma iniciativa do Governo do Estado para destacar e mostrar o reconhecimento social acerca da carreira profissional de pesquisadores, do desempenho acadêmico de estudantes e da capacidade criativa de inventores independentes”, afirmou o secretário João Carlos Gomes.

O secretário da Seti também destacou a importância das universidades estaduais do Paraná, responsáveis pela maior parte da produção científica do Estado.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.