Unicentro participa do Encontro Anual de Iniciação Científica

Mais de 400 pessoas vinculadas à Unicentro participam do evento, em Foz do Iguaçu.

De 6 a 8 de novembro, mais de 400 pessoas vinculadas à Unicentro participam do 22º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). O evento anual tem como meta promover a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses e proporcionar um diálogo entre os pesquisadores participantes.

Nesta edição, o encontro está sendo realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu. A Unicentro participa do evento com a apresentação de 427 artigos do seu programa de Iniciação Científica (IC). Além dos alunos responsáveis por essas pesquisas, estudantes inscritos como ouvintes e membros do Comitê de Iniciação Científica da Unicentro estão presentes no Eaic.

A frente da participação massiva da universidade está o reitor da instituição, Aldo Nelson Bona, que acompanha a excursão para prestigiar os trabalhos apresentados. A Unicentro é uma das instituições parceiras na organização do evento.

Segundo o coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica da Unicentro, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, a instituição conta com o terceiro maior programa de IC do estado. “Isso mostra que o nosso programa está cada vez melhor, o que é bom porque a iniciação científica é a base de uma formação de qualidade para nossos acadêmicos. A participação no Eaic é muito importante para a disseminação dos projetos desenvolvidos e também para a integração entre os alunos”, declarou.

A apresentação de trabalhos no Eaic é obrigatória para bolsistas de iniciação científica, artística, de inclusão social (vinculados à pesquisa), e de desenvolvimento tecnológico e inovação, de acordo com uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Simultaneamente ao evento está sendo realizada a 3ª edição do Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti). Na sexta-feira, serão realizadas atividades específicas para os Comitês de Iniciação Científica e equipes das Pró-Reitorias de Pesquisa das IES e Comitê Externo do CNPq.