Unicentro incentiva a participação de alunos em prêmio de jornalismo

Taysa Yasmin dos Santos, aluna de Jornalismo da Unicentro, junto com representante da Unimed no lançamento do Prêmio Ocepar de Jornalismo.

Na sexta-feira, 1º de novembro, o Departamento de Comunicação Social e a Coordenadoria de Comunicação da Unicentro estiveram presentes no lançamento regional do Prêmio Ocepar de Jornalismo 2013. O prêmio, que este ano chega a sua décima edição, terá como tema “Cooperativismo no Paraná”.

Desta vez, a competição traz algumas novidades, como o aumento de 17% nos valores de premiação, que totalizará R$ 62 mil, além da criação do Prêmio Destaque Especial do Jornalismo Paranaense e das categorias Prêmio Especial Unimed e Prêmio Especial Ramo Crédito.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) incentiva a participação dos alunos principalmente na categoria Universitário, em que os acadêmicos de Jornalismo podem inscrever matérias para concorrer a um prêmio de R$ 2,5 mil.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, Anderson Costa, que esteve como representante do setor no evento, essa é uma oportunidade para incentivar ainda mais a produção jornalística dos alunos. “É uma forma muito interessante de estimular os alunos a produzir, de ter contato com o mercado de trabalho e com profissionais da imprensa, por meio de um assunto importante para o momento econômico atual, que é o cooperativismo”, comenta.

Segundo os organizadores do prêmio, como o coordenador de Comunicação e Imprensa do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, o intuito de provocar essa motivação nos jornalistas também é a grande essência do concurso. “O intuito é provocar no jornalista essa motivação, não só pelo valor do prêmio, mas principalmente para que ele participe, afinal esse título da premiação agrega muito na questão profissional do indivíduo”, destaca.

O PRÊMIO

O Prêmio Ocepar de Jornalismo é promovido desde 2004, com objetivo de premiar os melhores trabalhos e profissionais da imprensa que atuam nos veículos de comunicação do Paraná, além de também divulgar a importância do desenvolvimento econômico e social que o cooperativismo proporciona.

O concurso é realizado pelo Sistema Ocepar, que une o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).

Os inscritos podem concorrer em categorias como Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Mídia Cooperativa, podendo inscrever até três trabalhos. Os três primeiros colocados em cada uma delas receberão prêmios, com valores de R$ 6 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil reais, respectivamente.

O prazo para as inscrições é até 28 de fevereiro de 2014. Podem concorrer materiais veiculados desde 1º de agosto de 2012 até a data de encerramento das inscrições.  Mais informações no site www.paranacooperativo.coop.br.