Curso de Residência Médica será implantado na Unicentro

“Residência para Medicina de Família e Comunidade” e “Residência em Clínica Médica”, foram os projetos protocolados.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com um projeto para que nos próximos meses seja anunciada a implantação do curso de Residência Médica na universidade. O início dos trabalhos se deu com a formação de uma comissão com cinco médicos de Guarapuava, composta por: David Livingstone Alves Figueiredo, Marcos Hernandes Tenorio Gomes, Orlando Belim Júnior, Rosely Riki Matsubara e Stefan Wolanski Negrão.

Em agosto, o presidente da comissão, David Livingstone Alves Figueiredo, que também é professor do Departamento de Farmácia da Unicentro, esteve em Brasília (DF), onde protocolou dois projetos na Comissão Nacional de Residência Médica, a “Residência para Medicina de Família e Comunidade” e “Residência em Clínica Médica”, ambos de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para que esse projeto fosse possível, além da comissão já formada, nós envolvemos mais 15 médicos da cidade. Agora, estamos aguardando a visita da Comissão Nacional de Residência Médica que deve acontecer em novembro”, explica David e complementa, ainda, que já foi firmada parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava e convênios com os hospitais da cidade.

Outro projeto que está em andamento na área de saúde, que pode ser mais um facilitador para a implantação das residências, é o Serviço de Verificação de Óbitos, com previsão para ser instalado no Campus Cedeteg da Unicentro.

“Este projeto é também muito importante tanto para a saúde pública da cidade e da região, onde se verifica as causas das mortes com mais precisão e a partir daí pode-se tomar atitudes nas decisões de saúde, quanto para os acadêmicos da área de saúde da Unicentro, pois, agrega conhecimento na área de necropsia e entender as fisiopatologias das doenças”, destaca David.

O curso de Residência Médica é independente da implantação do curso de Medicina, vindo a agregar valores para que este projeto possa ser realizado. “Porque, quando for montado o curso de medicina, os alunos sairão já com possibilidades de especializações. Já com doutores e pesquisadores em vários departamentos”, afirma o presidente da comissão.

A previsão é que em março do ano que vem as vagas já possam ser abertas para as residências. Em paralelo a isso o projeto do curso de Medicina continua em andamento, dependendo de diversos fatores para sua aprovação.