A sala da física nasceu de uma parceria entre o Laboratório de Aplicações Nucleares (LAN) da UNICENTRO e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Física Nuclear e Aplicações (INCT-FNA). Para conhecer mais sobre o INCT-FNA clique no logo do instituto.

 

A seção de física do Museu de Ciências Naturais contempla temas acerca de

radioatividade, radiação ambiental, raios cósmicos e aceleradores de partículas.

 

Além de explicações teóricas, temos uma série de experimentos demonstrativos, tornando os temas mais compreensíveis.

Confira alguns de nossos conteúdos:

 

Experimentos

Acelerador de Saladeira

 

Gerador de Marx

 

 Globo de Plasma

 

Radiação

Radiação e Radioatividade Ambiental

 

Da Radioação aos Raios Cósmicos

 

 Física Nuclear Na Medicina

 

 Rochas

 

Vidro de Urânio

 

A Problemática do Radônio

 

Agradecimentos:

Os caminhos para que o projeto se concretizasse veio por meio de um interesse comum de ambas as instituições e seus membros: o ensino de física nuclear. Por meio dessa área torna-se possível a compreensão da estrutura nuclear da matéria, reações nucleares, radiação ambiental, aceleradores (e equipamentos de detecção) de partículas, bem como as suas aplicações em medicina e na geração de energia, além de muitos outros temas.

O ensino de física nuclear está fortemente interligado com a dominação de tecnologia que um país possui, para isso é necessário uma maior interação de estudantes com está área, assim como a apresentação desses conhecimentos para a comunidade como divulgação científica para desmistificar alguns temas e instigar a futura geração de cientistas.

Para esse propósito que a sala instalou-se no Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, que tem um papel fundamental na divulgação científica para a comunidade de Guarapuava e região e possibilita a atuação dos acadêmicos da UNICENTRO nesse processo de interação entre acadêmicos e a comunidade.