AVISO: Todos os experimentos desta página contam com uma descrição escrita e uma demonstração por vídeo com conteudos equivalentes.

Gerador de Marx

Em 1924, o alemão Erwin Otto Marx descreveu um circuito elétrico que passou a levar o seu nome. O gerador de Marx é um circuito que tem a finalidade de gerar pulsos de alta tensão a partir de uma fonte de corrente contínua de baixa voltagem.

O circuito idealizado por Marx segue o seguinte esquema:

Para carregar-se o circuito conta com uma série de capacitores ligados em paralelo e uma sequência de resistências ligadas em série. É interessante que o circuito de descarga é ligeiramente diferente, passa a ter os capacitores ligados em série.

Isso acontece devido a construção do circuito, os capacitores tem um pequeno espaço entre seus terminais que possibilitaria uma eventual descarga, mas com baixo potencial não é possível transmitir a corrente desta maneira, “forçando” o circuito se manter na forma de carregamento.

Quando a carga nos capacitores é suficientemente grande para quebrar a barreira dielétrica do ar (que faz um material ou meio deixar de ser isolante e passar a ser condutor) o circuito consegue utilizar-se se descargas pelo ar para se descarregar atuando como um circuito em série. É interessante que estas descargas feitas no ar são visíveis e percebidas pelo forte estalo.

Obs: Os capacitores, neste experimento são feitos a partir da ideia de garradas de Leiden. Este capacitor improvisado é feito com um recipiente isolante (um pote de vidro ou plástico), revestido internamente e externamente por um material condutor. Dentro fica uma esfera de material condutor e uma haste metálica ligando o conteúdo do interior com o meio externo.