AVISO: Todos os experimentos desta página contam com uma descrição escrita e uma demonstração por vídeo com conteudos equivalentes.

Radiação e Radioatividade

Radiação e radioatividade são dois temas que detém muitos mitos.

Radiação, por exemplo, é um termo muito mais amplo do que se imagina. Toda onda eletromagnética pode ser chamada de radiação, como foi descrito por Maxwell e sua espectro eletromagnético. Dentre os tipos de radiação temos as ondas de rádio, as micro-ondas, o infravermelho (ou radiação térmica), a luz visível (sim, luz é radiação), os raios ultravioleta, os raios x a radiação gama.

Espectro Eletromagnético (Retirado de: https://fisicamodernaoperante.blogspot.com/2017/06/natureza-da-luz-ondulatoria.html)

Algumas aplicações dessas radiações são a do infravermelho que é usado para medir e estimar temperaturas (termômetro de infravermelho estão sendo bem comuns durante a pandemia para evitar o contato físico) e o raio x que é amplamente usado na medicina.

Quase todos citados acima são inofensivos para os seres humanos. As radiações de maior energia, chamadas de radiação ionizantes, é que em determinadas dosagens ou tempos de exposição podem causar problemas aos tecidos do corpo humano.

Importante lembrar que interagir com radiação não torna algo radioativo/emissor de radiação. Esse fenômeno está restrito a determinadas formas atômicas de alguns elementos que possuem instabilidade nuclear e realizam decaimentos.

Radioatividade, por sua vez, é a desintegração espontânea de núcleos instáveis de um determinado elemento. Esse processo gera a emissão de partículas alfa e/ou beta e radiação gama.

Unidades de Medidas

Atividade é o número de decaimentos que em determinada amostra por unidade de tempo. Suas unidades de medidas são:

• Becquerel (Bq): Igual a um decaimento por segundo.
  • Currie (Ci): equivalente a Bq

Exposição e Dose são medidas dos efeitos de radiação ionizante

A exposição é a quantidade de carga gerada pela radiação ionizante por unidade de massa. Sua unidade pode ser o Roentgen (R) que equivale a  C/kg.

A dose absorvida é a quantidade de energia depositada pela radiação por unidade de massa. Sua unidade é o Gray (Gy), que é igual a 1 J/kg.

A dose equivalente é uma grandeza física que descreve o efeito relativo dos distintos tipos de radiações ionizantes sobre os tecidos vivos. Sua unidade de medida é o Sievert (Sv). A dose equivalente é um valor com maior significado biológico que a dose absorvida. Para fótons, 1 Gy é igual a 1 Sv. Para partículas alfa 1 Gy é igual a 20 Sv.

Radiação Ambiental

A radioatividade deve ter sido sempre parte do mundo. O planeta Terra e a sua atmosfera contêm várias espécies radiativas naturais, e quase tudo, vivo ou inanimado, tem determinada radioatividade.

Desde a sua descoberta, a radioatividade no ar, na água e na superfície terrestre tem sido alvo de diversos estudos.

Os núcleos atómicos naturalmente radioativos podem ser classificados de acordo com a sua origem.

• Radionuclídeos cosmogênicos (gerados na interação dos raios cósmicos com a atmosfera), como por exemplo, Hélio-3, Berílio-7 ,Carbono-14, Sódio-22 .
  • Radionuclídeos primordiais (já existiam desde a formação da Terra), como por exemplo, Urânio-238 ,Tório-232 , Potássio-40 .

Há diversas pesquisas aonde a radiação ambiental pode ser aplicada para medir a qualidade e risco de um ambiente baseado nas amostras de radiação de rochas, solo, água e ar.