AVISO: Todos os experimentos desta página contam com uma descrição escrita e uma demonstração por vídeo com conteúdos equivalentes.

Acelerador de Saladeira

O acelerador de saladeira funciona como uma demonstração dos aceleradores de partículas. Como o nome já diz, temos um recipiente côncavo onde são fixadas tiras de um material condutor (papel alumínio), posterior a isso colocamos cargas positivas e negativas (uma nas tiras que se cruzam no centro e nas outras demais tiras que conectam-se pela parte externa no recipiente)

Ao ligarmos o aparelho as tiras ficam eletrizadas. O próximo passo é colocar um objeto metálico ou com revestimento metálico no centro (no caso uma esfera revestida de material metálico) para que ela adquira a carga da tira de material condutor que está tendo contato.

Com a carga da tira que está mantendo contado, a esfera passa a ser repelida pela tira que se encontra e atraída pelas tiras de polaridades diferentes que estão em torno dela. Quando ela toca uma das tiras que estava a atraindo, troca de carga e passa a ser repelida pela tira em que se encontra e atraída pelas outras.

Este processo fornece certa aceleração ao corpo que está interagindo no interior da saladeira. É dessa forma que podemos fornecer velocidade a um corpo carregado.