Estudante do Câmpus de Irati é finalista do III Concurso de Redação da Controladoria-Geral do Estado
O acadêmico Diego Dezanoski, do curso de Administração do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi um dos sete finalistas do III Concurso de Redação da Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR). Promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Receita Federal, a competição recebeu mais de 200 inscrições nesta edição, que foi voltada a bolsistas do Programa de Formação do Estudante Empreendedor (PFEE).
O tema que direcionou as redações foi “Educação fiscal e o controle social: a melhoria da gestão pública através do empreendedorismo cidadão”. A partir disso, o aluno da Unicentro escreveu sobre a importância de a sociedade fiscalizar o uso dos recursos públicos.
“O objetivo da redação foi mostrar como a educação fiscal e o controle social trazem o dever de cada um cobrar e fiscalizar como o setor público deve operar. Assim, com cada um tendo em mente seu papel, conseguimos fazer girar a engrenagem para que haja uma gestão pública eficiente e eficaz”, resume Diego.

Diego Dezanoski estuda Administração na Unicentro e é um dos integrantes do Programa de Formação do Estudante Empreendedor (Foto: arquivo pessoal).
A coordenadora do PFEE na Unicentro, Rita Fonseca, parabenizou o aluno e destacou a importância do programa para a classificação no concurso. “Ficamos extremamente felizes com a conquista do Diego. Esse resultado reforça o impacto do programa no incentivo ao protagonismo estudantil, além de representar a qualidade da nossa universidade”, celebra a professora.
O Programa de Formação do Estudante Empreendedor é desenvolvido pela Seti em associação com as universidades estaduais, com a finalidade de promover a permanência estudantil e impulsionar a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Além do apoio financeiro, o programa oferece capacitação por meio de cursos e outras atividades práticas que trabalham competências empreendedoras, acadêmicas e sociais”, contextualiza Rita.
Segundo Diego, o PFEE foi fundamental na preparação para o concurso da CGE. “O programa me auxiliou a pensar diferente a partir do contato com os outros cursos que fazem parte e trazem uma bagagem enriquecedora, agregando à minha formação e me preparando para o mundo profissional”, avalia.
Premiação
O resultado do III Concurso de Redação da Controladoria Geral do Estado foi divulgado em 27 de novembro, em Curitiba, durante a programação do 3º Congresso de Governança Pública da CGE e da 4ª Semana de Ouvidoria.
Para a controladora-geral do Estado, Louise da Costa e Silva Garnica, a iniciativa estreita as relações entre as universidades e a gestão pública. “O concurso de redação é uma forma de aproximarmos a academia e a nova geração de temas de controle da gestão pública. É um compromisso da CGE fomentar a cidadania e a participação cidadã na gestão e uso dos recursos públicos”, afirma.
Além do reconhecimento em nível estadual, os finalistas receberam presentes como computadores, celulares e tablets, que foram doados pela Receita Federal.
Por Amanda Pieta, com informações da Controladoria-Geral do Estado do Paraná