“Caminhada Novembro Azul” une saúde, natureza e história no Câmpus de Irati da Unicentro
Resumo
Atividade foi promovida pela Coordenadoria de Apoio à Promoção à Saúde (Coapsa/I) nesta quarta-feira (19).
Cuidar da saúde, aproveitar a natureza e ainda conhecer mais sobre a história do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Essa foi a proposta da “Caminhada Novembro Azul”, iniciativa encabeçada pela Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes (Proae), por meio da Coordenadoria de Apoio à Promoção à Saúde (Coapsa/I).
A atividade começou ainda na manhã desta quarta-feira (19), com uma palestra sobre saúde masculina, ministrada pelo médico, fisioterapeuta e triatleta André Stroparo Dyniewicz. Durante a conferência, André destacou a prevenção e o tratamento do câncer de próstata, mas também falou sobre outros problemas que afetam a saúde física e mental dos homens. Entre eles estão o estresse, o alcoolismo, as drogas e comportamentos que levam a doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
“O mais importante é trazer à tona esse debate: é preciso se cuidar o ano todo, não só no mês de novembro”, alerta o palestrante. “E a dificuldade maior em relação a isso é o fator cultural: desde a base de criação e a formação do caráter, há uma tendência mais machista que, infelizmente, traz consequências para a saúde do homem”, avalia.

Palestra do médico André Dyniewicz reforçou a importância do cuidado integral com a saúde masculina. (Foto: Coorc)
A coordenadora de Promoção à Saúde, professora Eliane Cristina Pereira, reforça a necessidade de trazer uma perspectiva mais ampla a respeito do Novembro Azul. “Acaba que, muitas vezes, o que se divulga sobre a saúde do homem fica concentrado apenas em um exame específico [o de prevenção ao câncer de próstata], feito a partir dos 40 anos de idade”, pondera Eliane. “Então, a ideia foi trazer um médico para falar sobre vários tópicos, em um contexto especial no qual os homens pudessem se sentir à vontade para fazer perguntas, para conversar. E ficamos bem felizes com a adesão que tivemos”, complementa a coordenadora.
No início da tarde, chegou a hora de caminhar pelo Câmpus de Irati. Como lembra a professora Eliane, o passeio já estava programado para o Outubro Rosa, mas a chuva impediu a realização da atividade no mês passado. Dessa vez, celebrou a docente, toda a comunidade acadêmica pôde aproveitar o dia de sol e ter um momento diferente, integrando “o cuidado com a saúde física e mental ao conhecimento”.
Nas trilhas pela área verde que cerca o local, os participantes puderam ver a paisagem e saber mais sobre plantas típicas e exóticas presentes na região. Conheceram ainda pontos históricos, como as ruínas da antiga barragem da hidroelétrica. A construção chegou a fornecer energia ao prédio do seminário onde, atualmente, fica a sede da unidade universitária iratiense.
A atividade incluiu também o Museu de Geociências e o Laboratório de Geologia, que abriga fósseis do Mesosaurus brasiliensis, lagarto aquático mais antigo que os dinossauros, cujos vestígios mais recentes foram encontrados em uma obra próxima à universidade.

Passeio pelo Câmpus de Irati incluiu pontos históricos, áreas verdes e espaços como o Laboratório de Geologia. (Foto: Coorc)
Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação (Dipesp/I), Diego Venâncio foi um dos que participaram de toda a programação. Para ele, esse tipo de ação é importante por promover o bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho. “Foi um dia bem proveitoso. Tanto a palestra no período da manhã, que esclareceu muitos assuntos que o pessoal tem dúvidas, quanto a caminhada à tarde, que serviu para integrar e para nos tirar um pouquinho da rotina, mostrando pontos da própria universidade que, às vezes, pela correria do dia a dia, quase ninguém conhece”, comenta Diego.
Organizada pela Coapsa/I, a Caminhada Novembro Azul teve a parceria da Direção do Câmpus de Irati (Dircamp/I) e dos departamentos de Educação Física (Deduf/I), Engenharia Florestal (Def), Geografia (Degeo/I), História (Dehis/I) e Turismo (Detur).
As fotos da palestra e da caminhada estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.