XVIII Semati destaca ética na rotina escolar e uso de softwares no ensino
Atualizar conhecimentos e estimular o debate sobre práticas pedagógicas. Esses são alguns dos objetivos da XVIII Semana de Estudos de Matemática de Irati (Semati). Organizado pelo Departamento de Matemática (Demat/I), o evento começou na segunda-feira (17) e segue até quarta (19) no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Logo na abertura, a semana acadêmica trouxe uma discussão que interessa a todas as licenciaturas: “Ética na rotina escolar: ser ou estar professor?”. Para trazer uma perspectiva interdisciplinar ao debate, a conferência on-line teve como palestrante o professor Claudio César de Andrade, do Departamento de Filosofia (Defil) da Unicentro. Além dele, a conferência teve a participação do professor Carlos Eduardo França de Oliveira, do Departamento de História (Dehis/I), como mediador.

Ética na rotina escolar foi tema da palestra de abertura do evento na segunda-feira (17) (Foto: Reprodução)
De acordo com a chefe do Demat/I, professora Karolina Barone Ribeiro da Silva Hrentchechen, o tema foi escolhido a partir de questões levantadas pelos próprios estudantes do curso. “Nós temos percebido muitas dúvidas, principalmente a partir do segundo ano, quando eles vão começar a atuar na sala de aula. Por serem muito jovens, pouco experientes, acontecem muitas situações desafiantes. Nós avaliamos que uma palestra sobre ética poderia clarear muitos desses questionamentos que eles têm agora, nesse início de profissão, antes de se formarem”, pontua Karolina.
Nesta terça-feira (18), os acadêmicos tiveram um minicurso focado no uso do GeoGebra, software gratuito que permite trabalhar visualmente com diversos conceitos e operações matemáticas, e que tem sido utilizado em todos os níveis de ensino.
Um dos responsáveis pela formação, o professor Ronaldo Theodorovski ressalta que a variedade de aplicações da ferramenta amplia as possibilidades de aprendizagem. “A matemática, às vezes, tende a ser muito abstrata. Com o GeoGebra, o aluno consegue perceber, por exemplo, o que está acontecendo numa fórmula. Ele coloca no programa um raciocínio matemático e ele se torna visual”, comenta.
Outro uso do software envolve a utilização da realidade aumentada, tecnologia que permite a interação de elementos virtuais com ambientes reais. “A realidade aumentada vai trazer uma visualização daquilo que, às vezes, a gente não consegue passar só com o livro didático ou com outros materiais. Então ela consegue incrementar o ambiente real do aluno com materiais virtuais, que ele consegue manipular virtualmente, mas sem perder o senso do real”, pontua a professora Tainara Lotoski.
A XVIII Semati termina nesta quarta-feira (19) com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Ao todo, serão 14 formandos de Matemática que irão apresentar seus TCCs no Bloco L do Câmpus de Irati, a partir das 19h.
Assista à íntegra da palestra de segunda-feira (17) clicando no link
As fotos do minicurso de terça-feira (18) estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.




