Nova gestão do DCE toma posse no Câmpus de Irati da Unicentro

Nova gestão do DCE toma posse no Câmpus de Irati da Unicentro

Nesta quarta-feira (24), a gestão 2025-2026 do Diretório Central dos Estudantes (DCE) tomou posse no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Com o nome de “Helenira Resende” — ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) morta pela Ditadura Militar em 1972, na Guerrilha do Araguaia — a chapa empossada destaca a importância do fortalecimento da mobilização na luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

“O DCE, para mim, é um lugar onde a gente tem a possibilidade de experimentar todas as potências que existem em estar em coletividade. Não há nada que seja mais resignante do que termos a impressão de que estamos sozinhos e de que não há nada para fazer. Estar em coletivo nos permite enxergar e construir a existência de um mundo diferente, de outros mundos”, ressalta Alice Afra Valverde, presidente do DCE e acadêmica de Fonoaudiologia.

Evento promoveu debate sobre a história e os desafios do movimento estudantil (Foto: Coorc)

Além de apresentar os novos integrantes do Diretório para a comunidade universitária, o evento no Auditório Denise Stoklos promoveu um debate sobre a história e os desafios do movimento estudantil. Foram convidados para a mesa-redonda os professores Rafael da Rocha Massuia, Priscila Pacheco, Jailton Camargo e Marcela Rosa.

Com diferentes vivências na militância política e social, os docentes buscaram refletir com os acadêmicos sobre o papel do movimento estudantil, colocando em perspectiva as suas conquistas, pautas atuais e a importância da resistência. 

“O DCE precisa ser ponta de lança nessa articulação entre juventude e classe trabalhadora na construção de um projeto contra-hegemônico de sociedade, que defenda as pautas da universidade, mas também para muito além dela. A gente anda muito fatalista, muito resignado, achando que é o que tem pra hoje. Então é necessário se colocar em movimento, gerar atrito, para a coisa caminhar um pouco e se transformar”, defende a professora Marcela Rosa, do Departamento de Psicologia da Unicentro.

“Muito mais do que falar sobre essa transformação, sobre essa mudança que nós queremos, que nós desejamos, é preciso de fato se comprometer com ela. Colocar o corpo e a voz em defesa daquilo que nós acreditamos. E eu tenho aprendido que a prática coletiva, que a organização, que a militância, elas são insubstituíveis. Porque muitos falam sobre a mudança, sobre a transformação, mas são aqueles que se envolvem, de fato, nas lutas que ajudam a construir a nossa história”, enfatiza a professora Priscila Pacheco, docente do Departamento de Pedagogia da Unicentro e dirigente da APP-Sindicato.

Além de Alice Afra Valverde (Fonoaudiologia), integram a nova gestão do DCE “Helenira Resende” do Câmpus de Irati: Ana Caroline Dias Diniz (Pedagogia), Evelem Loriane Cabral Schibeliski (História), Geovanna Domingues Martins (Letras Portguês), Isaac Martins de Oliveira (História), Isabely Barbosa Aguiar (História), Maria Clara Mattarazzo Costa Rodrigues (Psicologia), Mauro Leoni Bastos Neto (Ciências Contábeis), Telma Araszewski Novakoski (Pedagogia) e Thaynara Raniely Schwartz Rosa (Letras Inglês).

Todas as fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *