Encontro de Psicologia Hospitalar discute desafios práticos da área
Os questionamentos vivenciados durante o estágio profissional serviram como estímulo para que acadêmicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) organizassem o I Encontro de Psicologia Hospitalar. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (22) no Câmpus de Irati e contou com a presença de profissionais da área e egressas do curso da Unicentro.
Integrante do grupo de “Estágio Profissionalizante em Instituições e Organizações I”, Corina Cellarius afirma que a ideia foi responder não só as inquietações com as quais a própria equipe se deparou, mas também compartilhar esse conteúdo com os demais estudantes do curso.
“Pensamos em tornar acessível aos outros esse conhecimento que nós buscamos para nos aperfeiçoar e estar no campo da Psicologia Hospitalar. O estágio do 5º ano é uma decisão bem importante porque a gente acaba vivenciando isso de corpo e alma, então esse evento é uma forma de contribuir com os nossos colegas que possam se interessar pela área”, pontua Corina. Além dela, participaram da organização os formandos Eduardo Gelczaki, Lorena Larocca , Sabrina Machado, Thaís Cabral e Thaylise Oliveira.
A programação do encontro foi distribuída em dois blocos. No primeiro, apresentaram as suas experiências Tatiana Gadens, coordenadora do serviço de Psicologia dos Hospitais Universitários da UEPG; Mariana Antochevicz, psicóloga da Santa Casa de Irati; e Bianca Primak, psicóloga do Hospital Municipal São José de Joinville-SC e preceptora da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva.
Depois delas, as egressas da Unicentro Giovanna Roberti, Laís Ito e Naiana dos Santos falaram sobre como tem sido fazer uma residência, formação profissional intensiva que acontece nos próprios espaços de saúde. As três estão, respectivamente, nos programas de Urgência e Emergência no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR; em Saúde do Idoso pela prefeitura de Curitiba; e em Saúde da Família pela Faculdade Pequeno Príncipe.
“O objetivo da primeira mesa foi justamente que essas psicólogas falassem sobre a rotina de trabalho delas e como foi entrar na área. Já na segunda mesa, o intuito era trazer as especificidades desse tipo de trabalho, que é o trabalho da residência, suas potencialidades, seus problemas e o que também as levou a buscar esse tipo de inserção profissional”, explica a professora Angela Silva, supervisora do grupo de estágio.
Todas as fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.





