Departamento de Letras promove I Encontro de Experiências Pibid em Irati

Com o objetivo de socializar saberes, o Departamento de Letras do Câmpus de Irati (Delet/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realiza nesta semana o I Encontro de Experiências Pibid em Letras e o I Encontro do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ensino de Línguas (AELE). 

O Pibid é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que busca fomentar a formação de novos professores por meio da inserção dos acadêmicos das licenciaturas no cotidiano das escolas públicas brasileiras. No Delet de Irati, 15 alunos de Letras Inglês e 9 de Letras Português atuam pelo projeto em três escolas da cidade neste momento.

Roda de conversa teve como convidadas as coordenadoras do Pibid em Letras da UTFPR (Foto: Coorc)

Já o Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ensino de Línguas da Unicentro (AELE) foca em estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas, tanto estrangeiras quanto da língua portuguesa. 

Integrando as duas iniciativas, a programação conjunta dos encontros começou na noite desta quarta-feira (20) com uma roda de conversa que teve como convidadas Fernanda Baldin e Jeniffer Albuquerque, professoras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participaram da discussão “pibidianos”, alunos e docentes dos cursos de Letras da Unicentro, além dos supervisores do projeto nas escolas de Irati. 

Coordenadora do Pibid em Letras Português no Câmpus de Irati, a professora Mariléia Gärtner afirma que o evento é um espaço importante para dialogar vivências entre os Pibids do próprio departamento, assim como de outras universidades.

“No caso da UTFPR de Curitiba, que é uma instituição pública federal que está numa capital, a gente vê que tem experiências que se cruzam nessa construção metodológica de escola e de todo o universo que envolve os Pibids, que é um projeto de ensino importante para a formação de professores”, pontua.

Abertura do evento contou com apresentações culturais de bolsistas do Pibid (Foto: Coorc)

“E é muito importante a presença de todos os alunos de Letras nesta noite, para que quem não está no programa entenda o que é o Pibid, o que é essa sigla, e ouça as equipes falarem sobre como ele está presente na formação do primeiro ao quarto ano das licenciaturas”, destaca a professora Leonilda Procailo, coordenadora do Pibid em Letras Inglês no Câmpus de Irati.

Programação segue na tarde de quinta (21) com apresentações de trabalhos

Voltado a graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica e pesquisadores da área de Letras, o I Encontro do Grupo de Pesquisa AELE pretende promover reflexões e discussões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas em diferentes contextos educacionais. Para isso, uma série de trabalhos devem ser apresentados durante a tarde desta quinta-feira (20) por meio da plataforma do Google Meet. 

“O objetivo é disseminar um pouco das pesquisas que a gente faz dentro do grupo. E mesmo em dias separados, os encontros se complementam, porque eles têm essa ligação com o ensino, que é o que o Pibid proporciona”, comenta o professor Andre Specht, coordenador do evento. 

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *