
Aula inaugural do curso de Turismo debate gestão municipal do setor em Irati
Nesta quarta-feira (09), o Departamento de Turismo (Detur) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reuniu acadêmicos e professores para a aula inaugural do ano letivo de 2025. O evento no Câmpus de Irati contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, João Vitor Sviech, e do diretor de Turismo, Adriano Pinto Godoi.
Como explica a chefe do Detur, professora Elieti Fátima de Goveia, além de recepcionar os novos alunos do curso, o encontro desta noite serviu como espaço para uma troca de ideias com a nova gestão municipal. “É uma conversa informal, uma troca de informações, para saber o que eles estão fazendo, os projetos que pretendem fazer e para ter esse diálogo com o curso de Turismo. Tanto o departamento quanto a universidade estão à disposição para que possamos contribuir também com o município”, pontua a docente.

Um mural de boas-vindas reuniu fotos de diferentes momentos na história do curso de Turismo da Unicentro. (Foto: Coorc)
Essa aproximação também é valorizada pelo secretário João Vitor Sviech. “Tem sido um grande desafio agora para a gestão fazer a identificação e atualizar o nosso território do ponto de vista turístico. A nossa intenção é ‘tabelar’ e ter mais proximidade com a universidade para nos auxiliar nesse momento, pensando no curto, médio e longo prazo”, comenta.
Egresso do curso da Unicentro, o diretor de Turismo, Adriano Pinto Godoi, aponta que um dos desafios centrais é trabalhar para que Irati tenha um fluxo contínuo de turistas na cidade. Segundo ele, o setor pode trazer desenvolvimento para toda a comunidade, citando como exemplos os segmentos do turismo religioso e do ecoturismo.
Nesse último caso, Adriano destaca as caminhadas na natureza, em especial a inscrição de Irati na Rota Turística Caminhos do Peabiru, programa estadual que busca promover o turismo sustentável ao longo de uma rede de trilhas ancestrais espalhadas entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
“Acredito que a partir daí teremos mais um fomento ao ecoturismo porque essa vai ser uma rota internacional, além de ser uma rota na natureza. Também temos algumas ações que já estão sendo feitas em relação às santas, às igrejas e estamos trabalhando com o interior do município, o que vai movimentar muito a nossa região para o turismo religioso”, ressalta Adriano.
Calouro de Turismo, Leonardo Kosinski afirma que eventos como a aula inaugural servem para se ter um panorama da área de atuação e como forma de integração à vida universitária. “É bem importante para gente pegar uma ideia de como é a profissão e que as coisas [no setor público] não acontecem do dia para noite. Como o Adriano comentou, no futuro pode ser um de nós fazendo esse trabalho. E é bom que a gente está conhecendo coisas novas, sendo que o curso de Turismo é bem dinâmico”, ressalta o acadêmico.
As fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.