Inaugurações adiadas no Campus Irati

Professores da Unicentro participam de capacitação de Inglês como Meio de Instrução

Na última semana, uma comitiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) esteve em Foz do Iguaçu para três dias de workshop sobre English as a Medium of Instruction (EMI). Traduzido como “Inglês como Meio de Instrução”, o EMI se refere ao uso desse idioma no ensino de disciplinas ou temas acadêmicos em países nos quais ele não é a língua nativa.

Realizado de 17 a 19 de fevereiro na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o evento foi promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e reuniu coordenadores do Programa Paraná Fala Inglês (PFI), docentes dos cursos de Letras-Inglês e representantes dos escritórios de internacionalização das duas instituições de ensino superior.

“O objetivo foi promover uma discussão sobre as nossas necessidades, contextos e desafios para a implementação do EMI nas universidades paranaenses”, explica a professora Neide Garcia Pinheiro, coordenadora institucional do PFI na Unicentro.

A formação foi ministrada pela professora norte-americana Susan Meiki, especialista na área que desde 1989 trabalha no Japão. Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Unioeste, Meiki ressaltou a prevalência do idioma no âmbito da cooperação e divulgação acadêmica. “O inglês é o caminho para a internacionalização, já que estamos ficando cada vez mais próximos por causa da internet e o inglês é a língua que todo mundo está usando”, argumenta.

Para a professora Neide, a proposta apresentada e as experiências compartilhadas durante a capacitação são um passo fundamental para a implementação do EMI. “As discussões foram muito proveitosas e elas devem delinear as diretrizes para as políticas linguísticas aqui das IES do Paraná”, afirma. 

Além disso, a docente reforça a importância do uso da língua estrangeira no fomento da internacionalização universitária. “O inglês, como língua de instrução, será uma importante ferramenta para que as universidades envolvidas se insiram cada vez mais nesse contexto internacional de ensino superior. Ele serve tanto para atrair alunos de outros países como para a capacitação linguística dos nossos estudantes”, pontua.

Durante o mês de fevereiro, além de Foz do Iguaçu, a SETI realizou a mesma atividade em Curitiba, com professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e em Maringá, com docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Por Wyllian Correa
Foto: Assessoria de Comunicação da Unioeste

 


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *